segunda-feira, maio 22

Água - Fonte de vida

Andava eu a conhecer o nosso querido concelho enquanto treinava as minhas pernas. Já com alguns km percorridos avisto a fonte da minha salvação. A água saía da bica directinha para a minha boca quando vejo derrapar um tractor na areia ao meu lado (derrapar sim senhor!). Ao volante ia uma senhora que me gritou (ipsis verbis):

- Ó senhor, está a beber dessa água?
- Já engoli uns 2 litros!
- Desgraçado, essa água está inquinada!
- Então?
- Umas explorações aí em cima deram cabo da nascente...
- blá blá

E já não é a primeira vez que isto acontece. Fontes onde muita gente abastecia os seus garrafões de água estão agora a transbordar de lixo. "Desde que fizeram ali aqueles prédios, tá a ver..."
Um pouco por todo o lado, uma observação atenta dá conta de uma série de tabuletas do género "Água imprópria para consumo". Mas afinal:

  • Não me digam que andam a construir nas linhas de água?
  • Não me digam que andam a construir fossas sumidouras?
  • Não me digam que não usam o saneamento público? Hein?
  • Não me digam que não sabem onde são as nossas nascentes?
Este assunto urge porque toca-nos a todos!
Daqui a pouco a água fonte de vida só vem dentro de garrafinhas.

1 comentário:

Sérgio Martins disse...

É um facto Carlos, que a grande maioria dos percursos de água, estão impróprios para consumo. O crescimento habitacional de Felgueiras nos últimos 20 anos em conjunto com a falta de saneamento, contaminou gravemente a água do concelho. Mas existem outros factores não menos graves, como por exemplo as lixeiras a céu aberto com lixos industriais. Não foi por acaso que em 2001 Felgueiras foi considerado o pior concelho do país em termos de qualidade ambiental.