quarta-feira, maio 31

felgueiras segue já.... a seguir

‘tou cansado. tão cansado que nem me dou ao trabalho de começar as frases com maiúsculas. mas se o saramago faz o mesmo e até recebeu o nobel... por isso hoje é tudo minúsculo... talvez por estar a pensar em amanhã...

em felgueiras fazem-se festas e festanças com o erário público. ele é a feira de maio feita nas propriedades dos outros sem dizer “água vai”; o s. pedro que se não tem samba se chateia imenso e não abre a porta a cliente felgueirense; os ranchos folclóricos que recebem subsídios vá lá saber-se p'ra quê... e isto de (quase) tudo o que é freguesia ter o seu ranchinho... mas "prontes" é assim... e o povo gosta... é a “coltura” em acção…

em felgueiras não há dinheiro para as felgueiríadas, ie, não há dinheiro para a festa das crianças naquele que é, universalmente, o seu dia. mas se calhar o problema nem sequer é o dinheiro. porque se há 500.000 euros p'ra comprar um edifício que em nada resolve os problemas de funcionamento do monstro municipal (e pelo menos outro meio milhão para o por operacional) se calhar também havia 10 ou 15.000 euritos p’rás criancinhas.... afinal o que é isso num orçamento de 50 milhões!

mas se calhar é melhor começar a poupar. é que é preciso pagar as asneiras de umas motorizadas num campo de futebol… 140 mil, consta-se p’r’aí… e a caução, de 50, é um vulgar cheque … haja fé! que estádio, p´rá miudagem,…. não há… e, se calhar esse é que foi o problema….

mas a culpa, essa malvada que era rica e bela, morreu solteira. e o povo quer é saber se amanhã há sapatos p’ra coser ou não. qu’isto de chatices chegam as nossas… a “câmbra” é rica e, diz-se p’r’aí, nunca se viu nenhuma a falir! e quanto mais não seja, quem vier a seguir que feche a porta…. c’a luz já a edp há-de ter cortado há muito.

‘tou cansado. tão cansado desta mediocridade reinante; deste medo geral de falar, de sentir, de gritar o que vai na alma; desta felgueiras perdida, afundada na sua arrogância, no seu novo riquismo; das gerações perdidas que “não sabem p’ra qu’é preciso estudar; dos processos, contra-processos, acusações, rumores e afins;

descansa, felgueiras. descansa. e acorda. toma um duche, d’água fria, abre os olhos e grita. porque a tua terra vive num logro e o teu despertar vai ser doloroso.

cansado. muito cans…….

Sem comentários: