quarta-feira, maio 31

Fórum à vida

Através de um comunicado a JS Felgueiras acabou de anunciar o cancelamento do I Fórum Jovem, com a indicação que o motivo foi «devido à não cedência, por parte do PS Felgueiras» da sede do partido. Em primeiro lugar quero lamentar o facto e esperar que o consigam realizar noutra altura. Depois vem a outra parte. Estou em crer que a JS Felgueiras e o seu líder já não esperavam outra coisa que não isto. É sabido que desde a tomada de posição da JS na campanha eleitoral autárquica, acompanhando a posição do líder do PS Felgueiras de então, que veio a perder subsequentemente as eleições, com o apoio desta liderança da JS, a sua posição ficaria isolada e muito débil. Aliás, acho até que esta liderança da JS se deveria ter demitido logo após as eleições internas do PS, candidatando-se novamente se fosse essa a sua vontade, mas clarificando as posições. Assim, está confinada a um pequeno «quintal» onde não poderá fazer muito. Lentamente este novo (?) PS, começa a arrumar a casa

13 comentários:

Filipe Carvalho disse...

Caro Sérgio Martins, sou obrigado a discordar totalmente da sua análise. Primeiro porque apoiámos um candidato em eleições internas onde, mesmo perdendo, fortalecemos a nossa posição. Fortalecemos porque ficámos a saber o nosso valor, as capacidades que temos (e que crescem de dia para dia), e porque quando ninguém esperava a JS mostrou força, união, empenho e autonomia. Por tudo isto tenho a certeza que esta comissão politica da JS merece continuar o seu mandato e nunca pensar em demissões. Demitem-se os fracos, os que não se acham capazes, os que fazem um mau trabalho e nunca aqueles que têm objectivos e acreditam no caminho que delinearam. Nós temos objectivos, nós acreditámos e nós vamos continuar. Em relação ao seu primeiro ponto tenho que lhe dizer que a JS nunca andará sozinha enquanto continuar a contar com o apoio dos seus militantes e dos jovens. As filiações diárias na JS e as mensagens de apoio são a prova disso.
Para terminar quero dizer que o Fórum irá ser feito e num local neutro.

Sérgio Martins disse...

Caro Filipe,
Aqui tenho que discordar. A demissão de que falo não tem que ver com uma avaliação do trabalho feito. Essa só aos militantes da JS cabe fazer. Do ponto de vista político a JS ao não apoiar o candidato às autárquicas do partido e ao não apoiar o candidato vencedor à CP do PS ficou fragilizada. Precisamente por o Filipe ter a certeza do bom trabalho, dos objectivos, de que não são fracos é que se devia ter demitido, canditando-se novamente, e vencendo, a sua posição saia fortalecida, uma vez que já era eleito na actual conjuntura, provando assim que tem base de apoio. Quem tem a certeza que tem uma base de apoio não tem medo de ir a eleições, não é?
Quanto ao local, ainda bem que aceitou a minha honesta sugestão. Dessa forma poderão obter uma participação mais activa de jovens que apesar de não se identificarem com nenhum partido político, tem ideias para contribuir.
Um abraço

HQuintela disse...

Eu discordo de alguns pontos, e um deles é fundamental: as Juventudes Partidárias podem desempenhar um papel fundamental no interior dos partidos. E em Felgueiras pelo menos a JS e JSD tiverem períodos em que marcaram pontos. Nos dias que correm, pelo que sei a JSD tem assumido um papel de protagonismo no interior do partido conseguindo ganhar força. Quanto à JS este período que o partido viveu desde as últimas autárquicas também teve e inevitavelmente terá consequências.

p.c.r. disse...

isto para não falar da JC, ou JP, ou lá como se chama que continua desaparecida em combate....

Mas atpe concordo com o peixnho: são umas instituições oerfeitamente dispensáveis que apenas servem para alimentar uns quantos egos...

Sérgio Martins disse...

Na verdade Jorge, quando escrevo «arrumar a casa», pretendo dizer que os sinais dados por esta comissão política do PS, são no sentido de se demarcar de todos os militantes que hostilizaram a candidatura de José Campos.
Evidentemente que apesar disso, a Comissão Política do PS deveria ter disponibilizado a sede do partido para a actividade da JS. Mesmo incompatibilizados, acho que as instituições são mais importantes que as relações pessoais.

cpcfelgueiras disse...

PS-FELGUEIRAS

Caros amigos,em primeiro lugar os meus cumprimentos a todos os que estóicamente vão mantendo activos estes espaços de informação e debate.Esperamos rápidamente ter o site com respectivo blog oficial do PS Felgueiras em funcionamento de forma a tentar acrescentar de uma forma compreesivelmente menos isenta ,informaçao,intervenção e essencialmente debate e troca de ideias sobre e acerca tudo o que possa ajudar a melhorar o entendimento sobre a polis ea sociedade em geral.
A razão objectiva deste post, prende-se com a imperiosa necessidade de reposição da verdade, acerca do tema em discussão.
Lamentando desde já a informação que vos terá sido prestada e posteriormente não esclarecida pelo lider da JS Felgueiras Sr. Filipe Carvalho,vimos a referir que a sede do PS concelhio só não foi cedida,pela simples e objectiva razão de não haver um orgão legitimado para o efeito em exercicio de funções.Este orgão será eleito na 1ªcomissão politica concelhia que terá lugar nos próximos dias.A anormal e tardia realização deste acto não se deve á inoperancia,negligeciaou incúria dos novos dirigentes concelhios,mas tão só ao Sr. Filipe Carvalho lider da JS que quando em tempo oportuno foi instado a indicar os nomes dos elementos da JS que conforme os estatutos têm assento por inerência na comissão politica concelhia,elencou como primeiro elemento o Sr. David Queiros.Tal postura representou uma total afronta aos mais elementares principios,regras e normas que defendemos como base orientadora para um novo PS-Felgueiras.
Embora público refira-se para cabal entendimento que este militante á data tinha um processo disciplinar em fase conclusória para a sua expulsão do partido,facto que veio a verificar-se poucos dias depois,se éticamente era reprovável a manutenção deste elemento enquanto militante seria indigna a sua coexistência como membro efectivo da comissão politica.
este e outros militantes do PS escolheram com a sua legitimidade concerteza após reflexão e fazendo uso do livre arbitrio um caminho que quer o Sr. Filipe Carvalho queira quer não colide frontalmente com o rumo traçado para o PS assim como substantivamente com os estatutos do PS.
O lider da JS ao indicar e não retirar de imediato o elementou citado, não só prejudicou gravemente o normal funcionamento da instituição PS-Felgueiras como em segunda instância o seu acto irreflectido veio a obstaculizar que o evento em apreço de importância relevante para o partido assim como para a juventude felgueirense em geral se realiza-se no espaço de referência para o efeito.
Sabemos que o hábito de uso terá algum atrito até se ultrapassado,mas relembramos que a matriz socialista é baseada no decisório colectivo,que tal foi apresentado,aceite e sufragado pela nossa moção estratégica,no entanto esta só será possivel de executar numa plataforma de entendimento ,entreajuda e essencialmente muito trabalho pelo que é requerida a participação activa de todos os que para tal estiverem disponiveis.
O PS confundido com pessoas com decisões unilaterais e baseadas no protagonismo individualizado,pertente a um passado que infelizmente desbaratou um património que teremos de humildemente tentar recuperar,sendo mesmo impossivel se não se cumprirem regras e normas pré-estabelecidas para o normal funcionamento da instituiçâo.
Exige-se por tal reflexão em todos os intervenientes politicos com especial relevância naqueles que são detentores de cargos de liderança,as referencias e o exemplo destes ajudarão a reconquistar a credibilidade nos intervinientes politicos restituindo-lhes a nobreza que os cargos sempre detiveram.Para isso pretendemos seriedade,responsabilidae ,lealdade ,solidariedade mas essencialmente respeito pelos mais elementares principios e valores desde sempre defendidos pelo Partido Socialista.

Francisco Almeida
menbro cpc PS
menbro CP distrital PS

Sérgio Martins disse...

Quanto à importância das «jotas», estou de acordo com aquilo que o PCR e o Peixnho dizem, na medida que é aquilo em que se tornaram algumas jotas. Sobre isso escrevi esta posta que ficou sem resposta. Mas que as jotas tinham e podiam voltar a ter um papel crítico dentro do seu próprio partido, mesmo que este esteja a exercer o poder, sendo reivindicativos e esclarecidos contribuindo assim para melhorar o trabalho.

Filipe Carvalho disse...

Em primeiro lugar queria dizer que não dei informação, o secretariado da JS Felgueiras emitiu um comunicado e, este post, nasceu desse comunicado.
Uma vez que trouxeram o assunto para a praça pública quero dizer que, conforme já dito por mim ao presidente da comissão política do PS, aliás, por várias vezes, o líder da JS não indica os nomes dos inerentes da JS na comissão política do PS. Esses nomes são eleitos pelos militantes da JS Concelhia, em sufrágio secreto, tal e qual como se passa nas eleições do PS. Sendo assim, até o PS tomar uma decisão, o elemento que fala, teria, quer a JS quisesse ou não, de ser incluído nos inerentes. Já o disse, e repito, as JS Concelhias, a exemplo das Concelhias do PS, não têm orgãos de jurisdição. Essa é uma tarefa que cabe à JS Nacional. Gostaria, também, de perguntar: Se não existem orgãos legitimados para ceder a sede, como podem haver orgãos legitimados para autorizar criações de páginas, blogs ou para se tomarem certas posições?

Líder da JS Felgueiras

Secretário Distrital da Federação da JS Porto

Membro da Comissão Política do PS Felgueiras

cpcfelgueiras disse...

Boa tarde
Não gostaria de ter de voltar a esta polémica,no entanto não me sentiria bem comigo mesmo se pelo menos não desse algumas respostas para tambem servirem de final esclarecimento quanto a esta matéria sobre a qual não mais me debruçarei,pelo menos neste fórum.
Em resposta ao Sr. que responde por AJDSP,gostava que tivesse em linha de conta o seguinte:
1º-v.exc. dirige-se a mim em termos que considero desrespeitadores e de profunda má educação,como não está identificado julgo de bom tom o fazer de forma a que no futuro eu possa saber com quem estou a lidar tendo em conta que nos iremos cruzar algumas vezes pois a sua informação acerca do PS deve ser de alguem que a ele pertence.
2º- Só para informação a chave da sede está com quem compete estar ou seja com o presidente eleito da cpc.
3º-Quanto á iniciativa anterior da JS, que v.exc. diz não ter sido vetada,lembrava o Sr. que esta cpc ainda não trinha tomado posse pelo que nada teve haver com essa decisão.
4ª-Mea culpa quanto ao cpcFelgueiras que apareceu no meu post ,mas tal nâo foi intencional,quando o escrevi apareceu a dizer o Sr. agora é conhecido como cpcfelgueiras e eu não sendo usuário habitual não relevei este dado,o mesmo já não se pode dizer em relação ao PS_Felgueiras ,falo em seu nome por ter sido legitimado pelo presidente em funções para resposta a esta matéria.
Em exercicio reflectivo diria que claramente o PS-Felgueiras não está paralizado,neste periodo desde a eleição segundo alguns já contou cadeiras,pintou paredes,e aviou receitas de xanax,mas segundo outros,elegeu três membros efectivos para a comissão politica distrital ,mais um por inerência,obstaculizou algumas indignidades,tenta legalizar a sede concelhia o que não foi feito em varios mandatos,cria arquivo,base dados em suma reorganiza-se e pacientemente esperou pela expulsão do elemento eleito no seio da JS e indicado como inerente á cpcpara pacificamente convocar os membros eleitos a esta comissão politica e assim eleger o secretariado e aprovar arestante ordem de trabalhos.
Francisco Almeida

HQuintela disse...

... Ou será que existem objectivos ainda não desvendados e descortinados na iniciativa da JS?

Como já referi as "jotas" em Felgueiras devem seguir um rumo diferente, uma vez que são um orgão importante para a expansão, dinâmica e vitalidade de um partido.

Mas já agora, convém relembrar que a JS com a actual composição apareceu nas últimas autárquicas publicamente com a actual presidente da autarquia : « Parabéns Fátima Felgueiras
Os nossos cumprimentos e sinceros parabéns pela vitória alcançada», Imagem.

JS Felgueiras disse...

Dr. Helder Quintela, faz parte da boa educação felicitar os vencedores. Por cá ainda somos bem educados. A JS não tem nem nunca teve motivos por descortinar. Essa sua afirmação é, no mínimo, lamentável. Os membros que participaram noutra campanha que não a do PS, fizeram-no a título individual. E se o fizeram foi porque o candidato do PS os hostilizou, não só a eles, mas a todas as juventudes partidárias e aos jovens em geral.
Recorde: http://js-felgueiras.blogspot.com/2005/09/comunicado.html

HQuintela disse...

Embora discordando de pontos fundamentais não é este o local para os expôr detalhadamente. Esse momento será a reunião da Comissão Política.

No entanto, penso ser necessário clarificar os seguintes pontos:

(1) As juventudes partidárias são absolutamente essenciais para a vida democrática dos partidos e do PS;

(2) A JS é uma estrutura necessária ao PS/Felgueiras para re-mobilizar e re-dinamizar;

(3) Para mim, na estrutura da JS existem jovens credores da maior confiança nas suas qualidades e competências;

(4) É notório e óbvio que a estrutura da JS necessita de se legitimar.

armando s. sousa disse...

Para aumentar o número de comentários.
Já vi excelentes e essenciais post's para Felgueiras, neste blogue, sem nenhum comentário.
Um abraço.