quarta-feira, dezembro 23

Um bom exemplo para Felgueiras…

Estive nesta terça-feira, em Baião, ao serviço da Agência Lusa, para cobrir jornalisticamente a apresentação de um projecto inovador ao nível energético.

A câmara local apresentou a sua central de produção de biodiesel a partir de óleo alimentar usado.

Trata-se de um projecto notável que vai permitir reduzir em quase 50 por cento os custos com combustíveis daquela autarquia, ao mesmo tempo que se dá um passo enorme em matéria ambiental porque esta central vai permitir reciclar todos os meses milhares de litros de óleo usado.

Apesar de pequeno e com parcos recursos, o Município de Baião, nos últimos anos, tem sido inovador em muitos domínios, sobretudo nos planos da acção social, educação e ambiente, entre outros.

Sublinho sempre o entusiasmo com que o presidente da Câmara, José Luís Carneiro, apresenta cada projecto para a sua terra, numa luta tremenda contra o facto de estar à frente do concelho mais interior do distrito do Porto.

Carneiro é um jovem autarca que pertence à mesma geração dos que agora governam Felgueiras.

Politiquices à parte, porque estamos a falar de cores políticas distintas, há muitas e boas práticas da equipa do jovem edil baionense que poderiam ser reproduzidas nestas terras de Felgueiras.

Reporto-me sobretudo à atitude, ao acreditar, ao querer e às vistas largas que ponham cobro, de uma vez por todas, à tacanhez de uma certa forma de governar que fez escola nesta terra.

Ainda quero muito acreditar que um dia, mais cedo ou mais tarde, isso vai acontecer na terra onde vivo, para bem dos nossos filhos que tanto amamos.

Sem comentários: