domingo, dezembro 6

O MEU PRIMO RODRIGO

O meu primo Rodrigo Sousa e Castro lançou um livro com o título “Capitão de Abril, Capitão de Novembro” (Editora Guerra e Paz, Lisboa, 2009). É uma pessoa que, embora não tenha nascido em Felgueiras, passou por cá largas temporadas na sua juventude, quer em casa dos nossos avós, quer em casa dos meus pais que são seus padrinhos de baptismo. Disse-me a minha mãe há dias, ainda não era eu nascido, que fez um ano lectivo na escola primária da Longra tendo ficado hospedado em nossa casa.
Sousa e Castro foi um dos capitães que fez o 25 de Abril, ocupando à época, cargos de grande responsabilidade política como: Conselheiro da Revolução e Superintendente da Comissão de Extinção da PIDE/DGS. Pessoa politicamente moderada, integrou o Grupo dos Nove, estando na génese em conjunto com Melo Antunes (o ideólogo) e Ramalho Eanes (o operacional) do golpe militar do 25 de Novembro. Para aqueles que não sabem, este golpe militar levado a cabo em finais Novembro de 1975, permitiu retirar o país da deriva totalitária do PREC e alinhá-lo com a normalidade democrática e o estado de direito. Há por isso quem defenda que, a democracia em Portugal, nasceu no 25 de Novembro e não no 25 de Abril.
Recordo com saudade, a relação de afinidade e cumplicidade entre o meu pai e o Rodrigo. O meu pai que foi da oposição ao Estado Novo, em conjunto com outras conhecidas figuras de Felgueiras, como o Dr. Machado de Matos e o médico Dr. Aurélio, via o Rodrigo com um orgulho filial. Não por testemunho directo, pois em 1975 tinha apenas 9 anos de idade, mas por conversas em casa, vim mais tarde a saber que, caso esse desconhecido mas importante golpe militar tivesse corrido mal, fugiriam para Espanha e ficariam uma noite em Ribeira de Pena (na terra da minha mãe), com a conivência e a cobertura do meu pai.
Quem passou por tudo isso, deve na verdade, ter muita coisa para contar.
Deixo o link da wikipedia para quem se interessar em saber algo mais.
O livro com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa está à venda em qualquer livraria.

1 comentário:

Sérgio Martins disse...

Rui, (permita-me o trato informal dos bloggers :) )
Obrigado pela recomendação.