terça-feira, dezembro 22

Desemprego aumenta

Segundo o Expresso de Felgueiras o desemprego aumentou, em Felgueiras, de forma agravada com a desde o verão, passando para quase 3.800 desempregados. Para além disso afecta principalmente as mulheres (59%) sendo que 45% estão entre a faixa etária dos 35 aos 54 anos.
Esta triste realidade, apesar de muito idêntica à que se vive no resto do país, poderia ser atenuada se as políticas da autarquia neste campo tivessem sido outras nos últimos dez anos. Há duas áreas fundamentais onde a autarquia tem intervenção directa e que poderia ter alterado: política de formação profissional, criação de condições de implantação de outras actividades que não o calçado.
Como se sabe, o sector do calçado representa um peso enorme no sector industrial / serviços do concelho, com uma esfera de influência enorme. Desde os fornecedores até aos gabinetes de contabilidade, gira quase tudo à volta do calçado. Quando defendo que se devia ter diversificado não digo que se deixe ao abandono a indústria que notabilizou e projectou este concelho, antes pelo contrário. O que não deve ser feito é exclusivamente nessa área.
A formação em áreas tecnológicas, com grande procura, assim como assegurar condições para que empresas possam instalar-se em Felgueiras tal como criar condições para que os jovens que acabam as suas licenciaturas em Felgueiras possam criar as suas empresas e aplicar cá o seu conhecimento é determinante. Corrigir um erro de uma década irá custar muito mais tempo e dinheiro, infelizmente.

Sem comentários: