segunda-feira, junho 19

Apenas para que conste

Continuamos a aguardar, serenamente, a divulgação dos resultados do relatório de vistoria efectuada, com quantificação dos prejuízos financeiros, ao Estádio Municipal Dr. Machado de Matos, pelo vereador Dr. Bruno Carvalho, responsável pela área do Desporto.
Aguardamos também, que o vereador, Dr. João Garção, responsável pela área da Educação e que já foi director do ISCEF de 2000 a 2005, venha a público esclarecer o que se passa naquele instituto, ou pelo menos, mostrar a sua preocupação e solidariedade por este assunto.

5 comentários:

armando s. sousa disse...

O senhor que escreve como Peixinho, já por várias vezes te ofereceu uma cadeira para esperares por alguma explicação da parte de quem se deveria explicar.
Eu comprei uma espreguiçadeira...
Um abraço.

José Carlos Pereira disse...

O Dr. João Garção é uma das raras pessoas do movimento “Sempre Presente” (SP) por quem tenho consideração pessoal. Nunca usou ofender-me pelo simples facto de eu produzir opinião pública, mesmo quando o teor desta não era do seu agrado. Aliás, a dada altura da campanha eleitoral para as autárquicas, foi o único membro do SP que demonstrou preocupação e solidariedade comigo, através de uma palavra amiga, quando soube que eu estava a ser alvo de vexames e ameaças físicas, não obstante pessoalmente conhecermo-nos mal. Tal gesto foi o bastante para ter pelo Dr. João Garção a devida consideração.
Com isto, não estou a querer a colocar “paninhos quentes” em relação a outras pessoas do SP, que tanto me ofenderam e ainda maltratam, nem estou a colocar em causa a minha imparcialidade. Aliás, escrevi sobre o alegado “caso do ISCEF” com a mesma naturalidade como se o nobre gesto cometido pelo senhor vereador não tivesse sido feito. A informação foi obtida por fonte bem colocada e não por… mensagens anónimas!
Considero misterioso que sobre o alegado “caso do ISCEF” muita informação convertida em fonte surja de mensagens anónimas em comentários de blogues e por e-mail. Uma fonte pode não querer identificar-se perante as audiências da Comunicação Social, mas, pelo menos, tem que “mostrar a cara” ao jornalista, sob pena de ser lançada aos pés deste perigosas “cascas de banana”. Estas fontes dispenso eu muito bem!
O Dr. João Garção, como pessoa inteligente e culta que é, deverá, mais tarde ou mais cedo, descobrir quem essa é fonte anónima, que pode ter dois ou três indivíduos ao seu serviço. Não sei quem é, mas depreendo. Mesmo que soubesse, é óbvio, não o diria a ninguém.
Escrevi este apontamento não para o usar o nome do senhor vereador como arma de arremesso contra quem quer que seja. Não obstante a minha imparcialidade, e dada a explicação que dei, quis ter pela pessoa do senhor vereador esta consideração. Os que me respeitam são por mim considerados, mesmo que solidariamente comprometidos com pessoas que me querem mal.
Entendo que o Dr. João Garção só se deve pronunciar sobre o alegado "caso do ISCEF" se vier a ser acusado sobre o assunto.
Um abraço
JCP

Sérgio Martins disse...

Caro JCP,
Não fiz aqui, qualquer acusação ao vereador. Apenas sou da opinião que um líder político, responsável pela área da educação, que já foi colaborador desse instituto, portanto com acesso privilegiado, deve demonstrar mais preocupação e apreço pelos alunos, para além do dever de dar explicações aos munícipes.
Contudo, face ao que escreveu «o Dr. João Garção só se deve pronunciar sobre o alegado "caso do ISCEF" se vier a ser acusado sobre o assunto e depreendendo daí que o processo está em investigação, portanto, sendo parte não pode, pronunciar-se. Então preste a Presidente os devidos esclarecimentos. Ou só devem aparecer nos jornais para «informar» que conseguiram mais uma grande vitória com um estabelecimento de ensino para Felgueiras?

José Carlos Pereira disse...

Não respondo ao cidadão (ou cidadã) que usa o pseudónimo "peixinho" porque não sei de quem se trata. Penso que nunca se identificou. Se eu estiver enganado, peço-lhe desculpa e peço-lhe também que se identifique novamente. Se não o quiser fazer publicamente, faça-o para o meu e-mail. Certo?
Respondendo ao Sérgio, eu não estou a dizer que você acusou o vereador fosse do que fosse; sei que gostaria que ele se pronunciasse sobre o que se está a passar.
No entanto, mesmo moralmente, um político não é obrigado a pronunciar-se sobre algo que, alegadamente, está ainda em inquérito, sem acusação formulada, quando não estão em causa actos e património do Estado.
Se estivesse em causa procedimentos do exercício de cargos públicos e se houvesse suspeita de ter havido actos contra o erário público, aí sim, eu era inteiramente a favor de que o vereador viesse esclarecer o assunto antes da acusação formulada e, se esta viesse a acontecer, colocar o lugar de vereador à disposição.
Em termos de moral e ética políticas, a sociedade deve exigir um tratamento especial quando em causa estão procedimentos que afectem o património público. Neste alegado caso, não é o caso.
Um abraço
JCP

d disse...

Olá! Sou novo aqui. Esta é a primeira vez que escrevo e também espero que seja a última, pois não sou de Felgueiras, mas sim um estudante de Felgueiras. Estudo no ISCE do qual tenho muito orgulho nisso.
Agora, Não posso permitir que digam coisas impróprias para com uma pessoa que deu muito ao isce. Sim, falo do Dr. João Garção.
Acreditem, fui membro da Associação de Estudantes da escola e posso dizer com toda a certeza que este sempre foi uma pessoa muito competente e que sempre deu tudo em prol da escola. Eu sei disso e muitas mais pessoas o sabem. Acredito que o Dr. Garção esteja atento ao que se passa no isce como também em todos os outros estabecimentos de ensino do concelho de Felgueiras. É uma pessoa muito competente.
Dentro do isce umas pessoas passam e mais nada, outras passam mas o sentimento delas fica.

Abraço

Luís Romeu