sábado, junho 24

Ainda os blogues...

O workshop sobre blogues em que eu participei, em conjunto com um excelente painel de oradores, a convite do companheiro de blogue, Hélder Quintela, a quem novamente agradeço, correu extremamente bem. O palco não caiu, o som não avariou e foram vários os bloggers felgueirenses presentes no meio do público mais ou menos anónimo presente. Depois das intervenções e apresentações não faltou o debate, muito interessante, sobre as fontes jornalísticas versus fontes dos blogues, o anonimato das mesmas e o anonimato nos blogues, quer em termos de autoria quer em termos de comentário. É um facto que a legislação existente para o meio jornalístico não se aplica no meio dos blogues, quanto à protecção de fontes, contudo, o anonimato existe. Mas existe com uma vantagem enorme sobre os blogues. O jornalista só publica a notícia quando acredita na sua fonte e verifica a mesma, comprovando com factos ou documentos. Nos blogues, quer os autores quer os comentadores podem, deliberadamente – com propósitos que só eles sabem – fornecer informações muitas vezes caluniosas para pessoas, empresas e instituições. Este blogue tem procurado na medida do possível não ser o veículo de notícias, evitando assim as fontes e os riscos inerentes, não queremos antecipar nem concorrer com os órgãos de comunicação social, mas sim emitir opinião e comentário em torno da discussão dos problemas, focalizado em factos e argumentos e não em «diz que disse». Claro que também temos os nossos «exclusivos»…
Parabéns à Escola Profissional de Felgueiras por mais esta brilhante organização.
Apenas para os interessados:

7 comentários:

armando s. sousa disse...

Seria justo, que o blogue "A Rosa", fosse reconhecido não só como um blogue pessoal, mas acima de tudo, como sendo um blogue de de intervenção política, mesmo que não fosse por mais nada, pelo papel político, que efectivamente, Inácio Lemos desempenhou durante os últimos anos.
Um abraço

Sérgio Martins disse...

Armando,
O blogue «A Rosa» foi classificado como «generalista» atendendo ao tipo de postas que coloca, e de acordo com as classificações quanto aos temas comummente utilizadas para blogues. Não é tido em conta o percurso pessoal mas sim o conteudo do blogue. Se assim fosse os blogues «Sta. Quitéria» e o meu «EN101» também estariam nos «políticos» pelo mesmo argumento que apresentas.

Sérgio Martins disse...

Um abraço e bom domingo

armando s. sousa disse...

Gostava muito de ver o Peixinho a fazer um aquário (blog) e nesse aquário escrever, "coisas de interesse público, puro" e se possível assinado com o nome do peixe.

armando s. sousa disse...

Se quiser fazer ou não um blog, é-me completamente indiferente.
Sobre gostar de peixe, dou-lhe também uma informação em primeira mão, gosto de peixe mas não como qualquer tipo de peixe.

armando s. sousa disse...

...é por isso que continuo a comer peixe...

d disse...

Corvo, é muito fácil falar atrás de nicks.

Abraço