quinta-feira, outubro 15

Ainda sobre os resultados

Vencedores
PSD CDS-PP – Grandes vencedores das eleições em Felgueiras. Provaram serem mais fortes juntos que individualmente. Inácio Ribeiro foi o rosto, e sem dúvidas, o motivo da vitória. Ao contrário daquilo que querem fazer passar, não foi apenas o desgaste de Fátima Felgueiras que deu a vitória à coligação Nova Esperança, foi um rosto, um projecto. Foi a humildade de um candidato que conhece no terreno os verdadeiros problemas dos felgueirenses e que desta forma transmitiu a confiança ao eleitorado. Venceu também várias juntas de freguesia que muito julgavam impossíveis como Caramos e Airães. Foi uma vitória esmagadora e que permite governar com confiança. Mas é também uma enorme responsabilidade que esta coligação assumiu com esta maioria. O trabalho será árduo mas os felgueirenses merecem-no.

Derrotados
Fátima Felgueiras – Soube encarar a derrota, e cedo percebeu a tragédia que os números provariam ser. Manteve a postura e dignidade, acompanhada pelos principais rostos. Foi confrangedor verificar o abandono dos “seguidores” de longos tempos, dependentes de favores, de empregos ou simplesmente daqueles que gostam de estar colados ao poder. Muitas caras vi, no meio da multidão que aplaudia Inácio Ribeiro, conhecidas que outras andanças. Fátima Felgueiras será uma mulher muito só neste momento.
Com a sua saída da liderança de um movimento de cidadãos que assenta na pessoa de Fátima Felgueiras será muito difícil o processo de “sobrevivência” política. A tendência será para os membros da A.M. se encostarem a um dos lados e os vereadores também, salvo se um dos vereadores tiver ambição e “capital político” próprio para levar avante um processo assim.
PS – O segundo derrotado da noite eleitoral. Depois de um rocambolesco processo de escolha do candidato – Eduardo Bragança -, este já vem dizer que não se vai demitir da comissão política. Erro político grosseiro. Que assuma o lugar de vereador, faz sentido na estratégia pessoal de Eduardo Bragança, agora, devia pedir a demissão da comissão política por vários motivos: Falhou em toda a linha nos objectivos a que se propôs – câmara municipal, Assembleia e juntas de freguesia – conseguiu ter menos votos que o candidato à A.M., Júlio Pereira (eu bem disse) quando o seu rosto já estava na rua. Daqui a quatro anos, fruto da sua ambição e com um bom trabalho como vereador, reúne o apoio da comissão política socialista e avança novamente como candidato. Aguentar a liderança da comissão política vai ser difícil devido ao “regresso” dos socialistas “ex-pró-fatima” (isto existe?) ao combate interno.
BE – Confesso que esperava um melhor score dos bloquistas de Felgueiras. Estiveram bem na campanha, pensei que fossem capazes de eleger um membro na A.M., mas tal não aconteceu. Foram vítimas do voto útil nestas eleições a exemplo do que aconteceu a nível nacional.
CDU – Muito mal nestas eleições, fora de tempo, sem intervenção e conteúdos.
[adenda] MPT cujo rosto, Horácio Costa, apareceu sempre associado ao processo “saco-azul” não conseguindo passar outra ideia diferente daquela. O desgaste que pensaria fazer na candidatura de Fátima Felgueiras não se verificou

10 comentários:

Anónimo disse...

gostaria de saber porque nao referem o mpt que ficou a frente do bloco e da cdu

Anónimo disse...

se o mpt tivesse sido referido, teria sido:

MPT - LoooooL

Anónimo disse...

Ralmente não entendo o porquê da ostracização em relação a MPT, uma vez que é um partido sem militantes e conseguiu ficar á frente de bloco e CDU

Sérgio Martins disse...

errado caro anónimo, foi mesmo por lapso, do qual assumo a responsabilidade. Todas as candidaturas devem ser respeitadas, quer se goste, ou não.

Anónimo disse...

Apesar de agora isso pouco importar, pois importou mesmo que a situação mudasse, mas o Dr. Inácio Ribeiro beneficiou da conjuntura, como se diz, pois anteriormente houve bons candidatos, como os Drs. Manuel Faria e Francisco Cunha, que pelo menos não eram piores, e não tiveram hipóteses, porque foram oposição noutro tempo, adverso...

Anónimo disse...

É no seguimento deste último comentário que a minha ideia começa a tomar forma. Esclarecendo, tenho uma enorme expectativa no Inacio Ribeiro, mas infelizmente começo a achar que vai andar ao sabor dos ventos e das vontades de outrem. Sempre achei que o deixaram encabeçar a lista da coligação, porque ninguém que estivesse disponivel fosse claramente melhor do que ele. Por outro lado, quem sempre se julgou melhor que ele, não estaria dísponivel para ser carne para canhão, estou-me a referir aos tubarões do PSD Felgueiras. Como facilmente se percebe, a ideia maravilhosa saiu ao contrário, mas, e há sempre um mas nestas coisas, resta saber que tipo de oposição vão esses senhores fazer ao agora eleito Presidente. Pois, por um lado convém que o Inácio governe bemzinho, para a imagem do PSD não sair beliscada e ser possível ganhar novas eleições, aí já com os tubarões todos à caça do poder, por outro lado não convém que o Inácio faça um mandato demasiado bom, pois se isso acontece-se facilmente seria ele novamente o eleito do povo.
Acho que ainda estamos muito em cima das eleições, vamos vêr o que a equipa do Presidente o deixará fazer, e lembro que à volta dele tem pessoas que eram arrogantes e insuportáveis na oposição, vamos vêr como se portam agora que têm o poder absluto.
Parabéns Inácio Ribeiro

Anónimo disse...

Estou de acordo com esse Anónino ....
Tem "tubarões" no PSD que devem querer um mau trabalho do Inacio Ribeiro para lhe tentar roubar o lugar....
Mas compete-nos a nós todos, especialmentos aos jovens e mais jovens dizer a asses Tubarões que o tempo deles já passou, já tiveram a sua oportunidade.....
Mas acredito que o Dr Dias da Cunha está a 100% com o Dr. Inacio....
Mas o cuidado para com outros (Dr. Inacio deve conhecer melhor que ninguem...) todo ele é pouco....
Força, felicidades e tenho a certesa que vai fazer um grande trabalho....
Viva o Inacio .... Viva Felgueiras

Sérgio Martins disse...

É incrível a quantidade de teorias da conspiração que Felgueiras produz! Qual Hollywood ou Bollywood? Nós vamos ter é uma Fellywood!!! Tenham calma. O Executivo ainda nem tomou posse e já correm mil e uma teorias… hilariante.

Sérgio Martins disse...

mas quanto aos resultados, há mis leituras que se possam fazer?

Anónimo disse...

Os resultados estão á vista.
1ª Os felgueirenses estão (pois continuam a estar) cançados de ver Felgueiras nas TVs pelos piores motivos.
2ª Querem uma terra da qual se orgulham e da qual se podem orgulhar.
3ª Apenas uma pessoa (o equipa) lhes mustrou essa confiança de mudança. Inacio Ribeiro e sua equipa.
Nota: basta analisar os resultados, MSP foi quem ficou em segundo, mas (o futuro irá dizer da sua extinção ou não) acredito que se irá extinguir. Depois PS, não mostrou ser alternativa credivel e tudo indica dificilmente mostrará nos priximos tempos. MPT talves ou talves não a equipa e o seu projecto não tenha sido bem entendido, se era para fazer frente a Fatima Felgueiras ou se era realmente para ser uma verdadeira oposição para goevernar o municipio, axo eu que era mais para ser alternativa a Fatima Felgueiras por esse motivo os pouco votoes alcançados. BE CDU e PCTP estiveram ao nivel do qual seria de esperar, apesar de em relação ao BE as espectaivas poderiam ser mais elevadas, chegar a 1 vareador, o que seria muito dificil, mas 1 deputado na AM talves, mas axo que nesse ponto o candidato deu "um tiro no pé" no debate da Radio, pois deu a conhecer que desconhecia a lei e ai sim para quem assistiu ao debate correu em seu desfavor.
Como nota final, os resultados mostraram a vontade dos felgueirenses, uma equipa nova, jovem, dinaminha e assima de tudo uma equipa humilde.