quarta-feira, setembro 8

Transporte escolar fica mais caro 300 mil euros

Segundo a edição do JN de 5 de Setembro, com base em declarações do vereador da Educação, João Sousa, a autarquia deverá ver os custos de transporte de alunos aumentar cerca de trezentos mil euros. De salientar que no ano transacto foram gastos cerca de 1,1 milhões de euros. Segundo João Sousa “Este aumento é brutal” mas encarado como “uma necessidade”.

Com a necessidade de colocar os alunos em grandes centros escolares, há uma óbvia questão que se levanta como a deslocação desses mesmos alunos, pelo que as autarquias terão que encontrar forma de resolver os problemas... com mais transportes e mais custos.

2 comentários:

anonimofelgueiras disse...

Caro Sérgio Martins,

gostaria de relembrar que a autarquia recebe muito dinheiro por parte do Ministério da Educação para fazer face a esta despesa! Não vale a pena o actual executivo fazer-se de "coitadinho" porque sabemos muito bem, que ainda devem sobrar uns trocos para outras coisas! Bem sabemos que os centros escolares trazem mais despesa em transporte! No entanto, olhando para a matéria de educação, não percebo qual a posição da Nova Esperança em relação a isto! No passado votaram contra os centros escolares, já no executivo dizem haver escolas a mais e que se gastou demais (queriam centralizar ainda mais o ensino), agora andam todos atarefados a inaugurar os centros e a colocar outdors de "Felgueiras mais positiva" com novos centros escolares! Afinal, não percebo a sua posição! Quando é para criticar o que vem de trás são péssimos, quando é para inaugurar e tirar fotografias são excelentes!

Mas gostava de dizer algo: Felgueiras está mais positiva com os novos centros escolares mas não é por causa do trabalho da Nova Esperança! Lembram-se quem lançou as obras???

Já agora, caro Sérgio Martins, era interessante noticiar aqui no seu blog como será feita a gestão dos transportes escolares no 1º Ciclo e pré-escolar. Qual a empresa envolvida, quais os beneficiários, como serão organizados! É um desafio que lhe deixo!

smartins disse...

Meu caro “anónimodefelgueiras”,
É muito bom, fácil e cómodo, vir para aqui lembrar o que se fez e que aquilo que está feito é fruto de um mandato anterior – muito mal estaríamos, de facto, se no primeiro ano isso não acontecesse! – todos nós sabemos que num mandato a quatro anos, com o nível de burocracias, projectos, financiamentos, fundos, etc. etc., só no último ano, ou num segundo mandato aparecem os “grandes projectos” (assim tipo piscinas olímpicas percebe?). Apesar de ser muito mais fácil atirar a pedra e esconder a mão, percebo a sua tentativa, de colar tudo que de bom aconteça ao governo de Fátima Felgueiras e acontecer alguma coisa de mal com o desgoverno de Inácio Ribeiro. Contudo há uma coisa que não se pode admitir. O sistemático recurso a “diz que disse” a especulações baratas como aquelas que faz relativamente aos transportes escolares. E há mais… neste blogue não “fazemos notícias”, comentamos notícias e factos, eu pelo menos assim faço.