quinta-feira, setembro 16

O novo ano escolar em Felgueiras...


Como em tudo na vida, as prioridades de uns não são as de outros...

Mas quanto ao novo ano escolar em Felgueiras, a prioridade da Nova Esperança foi colocar outdoors com fins puramente propagandistas, mostrando os novos 7 centros escolares, que devem ter construído em 9 meses, pois eram os mesmos que há 11 meses apregoavam não haver obra em Felgueiras.

Com grande pompa referem 1800 alunos com livros escolares gratuitos, ou seja, mais 600 ou 700 que nos anos anteriores, ou seja, temos mais 600 ou 700 alunos com livros gratuitos, não por dificuldades financeiras das respectivas famílias, mas sim pela decisão política de alargar a todos, ficando os alunos dos restantes anos, mesmo que com necessidades financeiras, sem os livros gratuitos.

São prioridades...

Mas pena tenho, é que não tenha sido também prioridade assegurar a colocação dos Auxiliares em falta nas escolas, tendo sido apenas hoje, dia 15, presente à reunião de Câmara a contratação de mais 6, ficando os restantes 10 ou 15, identificados como necessidade permanente pelos Serviços de Educação, tal como a proposta refere, para próxima oportunidade...

Sobre esta questão é importante referir, que a Nova Esperança anulou os concursos de pessoal que estavam a decorrer para este fim, só porque transitaram do anterior executivo, e agora vem propor novo procedimento, uma semana após o início das aulas... talvez por uma questão de nomes...

Ahhh... e já agora, que falamos de uma semana após o início das aulas, é também de referir que neste momento ainda não está seleccionado 1 único professor para as AEC's...

Lá está... é uma questão de prioridades...
-


3 comentários:

Semnomefelgueiras disse...

Vou tentar não ser censurado.......

Mas Caro bruno,

Em relação a outdoors se a minha memória não me engana eles no teu tempo eram de igual modo usados, e até jornais (distribuídos pelas lojas comerciais e não só, pelos seus funcionários), panfletos via CTT.... Agora é tudo proibido, certo? Esta pratica é geral em todo o país, informação aos munícipes.

O porquê de só agora termos alunos carenciados ou necessitados nos 2º e 3º ciclo? Nos teus mandatos não haveria ninguém?

No que respeita a contratar pessoal, estou completamente de acordo, novos concursos, não poderia ser de outra forma. 1º várias (bastantes até) pessoas diziam que iriam trabalhar para as escolas porque angariaram assinaturas (algumas até dizem que têm de ir). 2º critérios que excluíram candidatos, com o novo executivo têm nova oportunidade mesmo sem assinaturas. 3º e para não falar em certo "amigo" que diz: "fui contratado quase no fim mas a tempo, pois já lá estou efectivo"

Relativamente a isto gostaria de uma opinião, melhor resposta. Pois como este amigo quantos outros lá não estarão? Claro já percebi só o actual executivo irá contratar os seus militantes.

Teixeira disse...

Agradecia se alguem souber o que se passa com a iluminação da variante da Longra, de acesso à auto-estrada, porque ouve-se dizer que alguem do governo diz que a responsabilidade é da Câmara de Felgueiras. será verdade e porque é que não sabiam, ou se sabiam porque andaram todo este tempo a enganar toda a gente?
Isto merece um post. Mas sem politiquices, apenas a falar verdade.

smartins disse...

Estimado Bruno,
Vou tentar aqui não entrar em questões muito técnicas até porque é necessário que as pessoas percebam. Não vou sequer falar também na questão dos outdoors, não tem discussão.
Sabe perfeitamente que os livros que foram distribuídos não o foram a meninos “ricos” como li por aqui (já agora gostava de saber qual é o montante de riqueza que essas pessoas consideram para perder o direito). Foi alargado o âmbito das entregas, para além daquilo que está convencionado com o Estado e que era isso, e apenas isso que a autarquia pagava no anterior mandato. Foram também entregues kits escolares a todos os alunos. Os do 2º ciclo não ficaram sem os livros ”mesmo com necessidades financeiras” como afirma, já que continua a funcionar nos mesmo moldes que até aqui. Para o próximo ano, a medida tomada para o 1º ciclo será feita para o 2º e mais alunos terão apoio que não apenas os casos já contemplados.
O que não é correcto é passar ideias e imagens erradas para os munícipes, (não sei quem teriam sido as pessoas) que depois chegam com montes de dúvidas, não se inscrevem porque lhes disseram que não era verdade era só propaganda e mais uma série de questões que só pretendem menorizar as decisões tomadas. Para além disso colocam os interesses políticos e pessoais acima dos interesses dos felgueirenses, prejudicando-os.