domingo, março 19

Liberdade de expressão e, responsabilidade na expressão!

Muito se tem discutido nos últimos tempos a liberdade de expressão. Se quisermos efectuar um esforço e retroceder no tempo, encontramos alguns pontos marcantes, como são os casos: “Marcelo Rebelo de Sousa; “cartoons de Maomé”; “Jornal 24 horas”.

Vem isto a propósito do último post do Dr. Paulo Ribeiro neste blog, que me levou a reagir negativamente quanto à forma e conteúdo. Posição que aliás continuo a reiterar. Isto porque para mim, a liberdade de expressão, seja qual for a circunstância e a instância (jornal, blog, órgão autárquico), implica pelo menos tantas responsabilidades, quantos deveres.

Embora num blog não se possa falar do conceito de Estatuto Editorial, deve existir neste meio de comunicação, que muitos já consideram verdadeiros órgãos de comunicação social (com características muito próprias), Códigos de Conduta. E este guia torna-se importante sobretudo em blogs colectivos em que estão representadas várias sensibilidades.

Neste Felgueiras’2005, reconheço implicitamente um Código de Conduta de abertura, de crítica (concordante ou discordante), de discussão, mas também de elevação. E é por aqui que pauto a minha colaboração.

Retornando às liberdades em que tinha colocado um parêntesis, eu permito-me concordar ou discordar, mas com base em fundamentos, não necessitando de me refugiar em insinuações vazias, que servem apenas para lançar ruído na discussão.

Sem comentários: