quinta-feira, março 30

Editorial do nº 0

Editorial

Eis o EXPRESSO DE FELGUEIRAS.
Independência e Credibilidade é a ideia de força que nos propomos potenciar num projecto jornalístico feito por profissionais, que pretende assumir-se como um fórum plural, no qual todas as correntes de opinião terão voz.
Sabemos que alguns sectores da sociedade felgueirense nos olham com desconfiança. Já sentimos isso nos contactos que realizámos nas últimas semanas. Há quem tema que interesses obscuros, nomeadamente político-partidários, possam estar na base deste projecto, o que se compreende, contextualizando o passado.
Posso garantir, com toda a convicção, que isso não acontece connosco, o que, porventura, constituirá algo inédito neste concelho. Vamos demonstrá-lo no decurso do nosso trabalho.
As pessoas que dão corpo ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS partem solidamente convictos de que este jornal só será o que os felgueirenses quiserem. Se nos ajudarem, assinando o jornal e abrindo-nos outras portas - condição incontornável para a consolidação do projecto -, os felgueirense podem estar certos de que o jornal irá crescer. Com a nossa vontade, com o vosso apoio, o EXPRESSO DE FELGUEIRAS irá transformar-se, naturalmente, num órgão de comunicação que prestigiará o concelho.
O maior prazer que poderemos sentir no futuro é constatar que a maioria dos felgueirenses se sentem orgulhosos neste jornal.
Estamos prontos. Somos humildes. O nosso trunfo é o trabalho e a experiência que conseguimos ao serviço de prestigiados jornais regionais e nacionais.
Se noutros concelhos vizinhos tem sido possível desenvolver projectos credíveis, não seremos capazes de, todos juntos, aqui em Felgueiras, fazermos também um jornal sólido e independente?
Acredito que sim. Conheço Felgueiras e sei que muita gente espera há muito um projecto com as linhas que pretendemos agora desenvolver.
Partimos com uma vontade enorme de fazer um jornal pela positiva. Queremos, acima de tudo, promover aquilo que de bom se faz no nosso concelho. Não vamos ter atitudes persecutórias com ninguém, nem o anonimato terá guarida nas nossas páginas.
No EXPRESSO DE FELGUEIRAS, as colectividades, as juntas de freguesia, as paróquias e outras instituições terão uma porta aberta para a divulgação das suas actividades. Sabemos que só assim conseguiremos implantar o EXPRESSO DE FELGUEIRAS de forma sólida e homogénea em todo o território concelhio.
Este é o número zero, no qual procuramos já mostrar aos felgueirense o tipo de trabalho que queremos desenvolver no futuro.
Graficamente moderno, plural, independente, diversificado e atento ao pulsar desta terra. Somos assim. Vamos trabalhar todos juntos em prol deste nosso/vosso EXPRESSO DE FELGUEIRAS.
Como é tradição em cada jornal que “nasce”, convidámos a primeira figura do concelho, a Dra. Fátima Felgueiras, para uma entrevista neste primeiro número. A senhora presidente recusou o convite, o que respeitamos.
Neste número zero, podíamos ter apresentado um jornal maior, com mais páginas, mas, porque não temos por detrás quaisquer grupos económicos, preferimos partir para esta caminhada com um jornal mais pequeno e economicamente sustentável, mas nem por isso recheado de assuntos diversificados, que esperamos agradem à maioria dos nossos leitores.
Nascemos agora. Somos um pequeno rio. Queremos crescer e engrossar o nosso caudal informativo, tornando-o mais completo e diversificado, assim queiram os felgueirenses.
Obrigado aos que nos têm ajudado com palavras de estímulo.
Vamos trabalhar.

Armindo Mendes

1 comentário:

p.c.r. disse...

Parabéns pela coragem e....
Boa Sorte!