sábado, janeiro 16

Que Orçamento para 2010?

O 1.º Orçamento da era Nova Esperança é mais um orçamento de continuidade do passado do que um virar de página na política e na acção. Os responsáveis salvaguardam-se afirmando que tal se deve aos compromissos assumidos pelo anterior executivo liderado por Fátima Felgueiras.

Contudo, mesmo com esta justificação bastante plausivel, a constatação da continuidade defrauda a expectativa dos que acreditavam/acreditam que a equipa liderada por Inácio Ribeiro iria fazer a diferença desde o primeiro dia, e não apenas quando começar a pensar na renovação do mandato...

É claro que todos entendemos que há que fazer face aos compromissos assumidos, mas também é necessário ter ousadia e capacidade para criar rupturas. Por isto, algumas dúvidas se levantam:

- O executivo ainda não tem de forma clara e objectiva uma noção total sobre o estado das finanças e da organização da autarquia?

- Se não tem, porque não adiar a realização e aprovação do Orçamento para um momento em que o conhecimento fosse maior, uma vez que em termos de legislação existia essa flexibilidade?

Em Felgueiras, como seria natural este Orçamento não mereceu Unanimidade (nem poderia) ao contrário do que aconteceu por exemplo no concelho vizinho de Fafe, onde o executivo viu as suas opções do Plano e Orçamento para 2010 aprovadas por todos!

Bem sei que ainda é cedo para grandes avaliações, mas como já escrevi, Inácio Ribeiro, o PSD e o CDS/PP têm que ter em mente e sempre presente duas ideias:

- Vai estar constantemente em avaliação;
- Vai estar constantemente a caminhar sobre brasas bem quentes!...

E para já tem revelado alguma inabilidade na gestão de alguns assuntos...

13 comentários:

J.Afonso disse...

Ainda bem que já ser respira em Felgueiras. Fico contente por, finalmente, podermos exprimir as nossas opiniões livremente sem que ninguém nos pressione ou nos cale.

Ainda bem que o actual executivo vai assegurar os compromissos assumidos pelo antigo executivo.

Desde 2005 que acompanho o crescimento deste blog e não me lembro de o Sr. Helder Quintela ser tão incisivo sua opinião como o é agora. O seu olhar crítico deveria ter-se feito sentir nos últimos 12 anos, não agora.

Povo disse...

Mas porque será que o medo de criticar se foi?
Ou será que os "criticos" em 2009 ficaram mais iluninados?
Terão perdido o medo? Pois o que mais se houvia no grande dia era: "...chegou o 25 de abril a felgueiras..."
O mais pode intrigar uma pessoa é como se passa do silencio para os maiores ruidos...
Mas o burulho ainda pode subir mais, disso todos temos a certesa...
Pena foi o silencio destes anos todos....

Vera disse...

Cuidado com o barulho. parece que incomoda os do novo 25 de abril

fatimo disse...

O Sr. Quintela foi eleito pelo PS, em 2005, para a Assembleia Municipal. Depois saiu. Depois saiu deste blog com uma desculpa esfarrapada. E saiu porque lhe tinha sido prometido um tacho dos grandes. Mas depois o tacho falhou. E no fim ficou calado en sem tacho. Por isso agora critica aqueles que nunca se calaram nem andaram atrás de tachos. E isto é tudo verdade.

HQuintela disse...

Já aqui transmiti que não vale a pena entrar por ataques deste género.

Nunca em nenhum momento andei atraás de "tachos", e como tal nunca me prometeram qualquer coisa dese tipo.

Aliás, basta seguir o meu projecto de vida profissional.

Convido o blogger "fatimo" a não enxovalhar as pessoas com mentiras, e sob pseudónimo. Lançar falsas suspeitas é atentório da dignidade e portanto sujeito a consequências criminais.

HQuintela disse...

Além disso convém referir que mantenho há quase 4 anos artigos de opinião no jornal Expresso de Felgueiras...

J.Afonso disse...

...que também acompanho regularmente e, verdade seja dita, só teve alguma piada antes das eleições. Agora, vai malhando em tudo o que mexe nos Paços do Concelho.

O PS cá do burgo anda muito excitado ultimamente. Tudo o que este executivo faz, faz tarde. Tudo o que este executivo pensa fazer, já pensa tarde.

Ainda bem que os felgueirenses tiverem dois dedos de testa e vos puseram no sítio. Para quem governou Felgueiras durante muitos anos deve ser complicado sair da cova onde vos enterraram.

Povo disse...

Um executivo que durante 12 anos não tinha defeitos, como foi possivel perder as eleições?
E como um executivo com apenas umas semanas já é .... tudo o que dizem...?
Acredito que todos estão a estudar o adversário e a medir forças.... mas .... deveriamos manter a portura e a compustura tambem ....
Mas vou estar atento ás criticas para ver ....

Povo disse...

E "Vera"
A mim pouco ou nada incumoda o ruido ou mesmo barulbo ... pois teria de percurrer muitos km para aqui chegar...
E politica diz-me zero. A minha vida é outra. Mas a imagem de Felgueiras por cá está a mudar .... o tempo ira dizer que está e teve esse mérito ....
Grande abraço para Felgueiras

fatimo disse...

Ao Sr. Hélder Quintela:
garante, sob palavra de honra, que não esteve em vias de ocupar um lugar num cargo ligado às novas tecnologias numa empresa/ instituto (ou lá o que isso é!) ligado à CMF?
É que se desmente, isso foi propagado aos 4 ventos por um alto dirigente do PS de Felgueiras como razão do seu abandono da AM.

E, já agora, acalme-se que aqui ninguém tem medo de tribunais! E o que escrevi, tenho testemunhas que ouviram o mesmo que eu.

Agora, se é mentira, é para ver o que valem os seus colegas de partido.

HQuintela disse...

Caro "fátimo" não alimentarei este tipo de discussão. E este é mesmo o último comentário...

Como disse, basta analisar o meu percurso profissional para saber o que andei a fazer e qual o meu percurso e projecto de vida em termos profissionais.

Além disso, a minha demissão da AM deveu-se única e exclusivamente a discordâncias políticas com a postura que iria ser assumida por vários dos eleitos do PS na AM.

HQuintela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HQuintela disse...

Se quiser saber mais, pergunte às pessoas que estiveram presentes na reunião de preparação da 2.ª sessão da AM (após a tomada de posse) no escritório do que tinha sido o cabeça de lista do PS à AM em 2005...