domingo, janeiro 3

NOTA POSITIVA PARA INÁCIO RIBEIRO NA 1ª ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Uma nota que emergiu da Assembleia Municipal de Felgueiras do passado dia 30 de Dezembro foi o tom sereno e seguro de Inácio Ribeiro, apesar de confrontado com uma oposição aguerrida e combativa, sobretudo do PS, que discorreu pontos de vista críticos com alguma razoabilidade no plano da luta político-partidária, nomeadamente a propósito dos preços da água e do orçamento.
O PS enveredou, porém, mais uma vez, por uma linguagem demasiado agressiva, que acabou por esbater a contundência dos seus pontos de vista.
Ao invés, o presidente da Câmara manteve sempre uma postura tranquila, optando, no período antes da ordem do dia, por não responder às críticas mais incisivas a propósito do orçamento, evitando assim resvalar para um fogo cruzado com a oposição num registo agressivo.
Nesse momento, sentiu-se na sala um certo desapontamento por o presidente da Câmara ter evitado o confronto político quando se sentia alguma crispação.
Mais tarde, porém, quando se analisava o Orçamento e num ambiente mais distendido, Inácio Ribeiro retomou matérias que vinham de trás, inclusive a propósito do preço da água, e foi objectivo nas respostas que dava aos deputados, vincando os seus pontos de vista de forma directa e sistemática, adiantando até números concretos e explicando as opções do seu Executivo.
Mais do que o conteúdo das explicações do presidente, apreciei sobretudo a forma, nomeadamente o tom simultaneamente calmo, mas esclarecedor como se dirigia aos deputados.
A postura de Inácio Ribeiro nesta primeira sessão da Assembleia Municipal marcou uma diferença clara face à atitude desafiadora habitual da anterior presidente da Câmara, Fátima Felgueiras.
Ao contrário desta, o novo edil assumiu um tom conciliador, até no tom de voz com que se dirigia ao hemiciclo, evitando assim uma postura belicista. O presidente da Câmara preferiu analisar a matéria de facto, em vez de se fixar num combate verbal com os deputados absolutamente infrutífero no plano substantivo.

Eu resumo, direi que para uma primeira AM o novo presidente esteve em bom plano, igual a si próprio, ou seja, claro, directo e pouco dado a confrontos de dialéctica inconsequentes.
Em contraste com Fátima Felgueiras e outros presidentes de Câmara da região mais experientes, já se sabe que Inácio Ribeiro não é pródigo em arrebatadores momentos de eloquência.
Mas, convenhamos, a maioria dos felgueirenses já estava cansada de discursos empolgantes, mas depois estéreis no plano da execução.
Face aos graves problemas que o concelho enfrenta, o que se exige agora, mais do que discursos e sorrisos demagógicos, é um presidente de câmara prático e muito determinado na abordagem da gestão autárquica.
E, goste-se ou não do estilo, que na minha opinião pode e deve ser melhorado, o que se viu e ouviu na AM do dia 30 permite concluir que temos um presidente preocupado com os problemas da terra que governa e motivado em levar por diante, com sentido de responsabilidade e oportunidade, medidas imperativas para Felgueiras, que marquem uma viragem inequívoca face a um passado de má memória.
Que assim seja é o meu desejo e, creio, o de todos os felgueirenses, independentemente dos "credos" partidários de cada um.

8 comentários:

Anónimo disse...

Convém não mostrar assim publicamente tanta simpatia pessoal, partidarite interessada, clubite de empenho, etc. etc., pelo menos para não dar ideia de andar atrás de qualquer coisa. Porque quem esteve também na dita última Assembleia, mas sem preferências nem comprometimentos, não viu nada do que até parece mas não foi...

Armindo Mendes disse...

Sim, sou amigo do Dr. Inácio Ribeiro há muitos anos, muito antes de alguma vez imaginar que pudesse ser candidato à Câmara e mais tarde presidente…
Isso, porém, enquanto cidadão, não me impede de ter opinião, neste caso, positiva, mas noutros, até neste blog, algo crítica.
Se discorda do meu ponto de vista a propósito do desempenho do presidente da CM na AM, está no seu pleno direito, não precisa é de fazer considerandos completamente inusitados a meu propósito sob ponto de vista pessoal…

Armindo Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Martins disse...

É com grande satisfação que vejo uma nova forma de estar na Assembleia Municipal. Uma oposição que tenta fazer o seu papel (por vezes de forma demasiado assertiva) e um presidente de câmara que responde às questões com dados objectivos, pacificador, esclarecedor. Aquilo que fazia falta, um presidente para TODOS os felgueirenses.

Unknown disse...

Lamento que o senhor professor Hélder Quintela (Dr.) não tenha capacidade democrática suficiente para aceitar a crítica construtiva. Apagou o meu comentário sobre a sua alusão de que estávamos a entrar numa nova década, quando na verdade essa década só termina em 31 de Dezembro de 2010.
Façam o favor de dizer ao senhor professor Hélder Quintela (Dr.) que se tivesse o mínimo de conhecimentos de história teria sabido que o nascimento de Jesus Cristo não se conta a partir de 0 mas 1 d.C. Isso foi ontem falado na SIC mas isso já vem nos livros de história.

Cumprimentos.

HQuintela disse...

Caro CurraldeFelgas, caso não tenha reparado escrevi um post onde corrigi o meu erro. Penso que isso demonstra a humildade de assumir o erro.
Mas atitude verdadeiramente louvável é daqueles que não precisam de anonimatos para se escreverem comentários.
Ah, e para sua informação, desde 2008 não exerço por opção profissional a actividade de professor.
Reforço o comentário do meu companheiro de blog Armindo Mendes... os leitores não precisam de fazer comentários completamente inusitados e de ataque pessoal aos participantes deste blog.

LM disse...

Quem fez oposição contundente, mas com respeito, na AM, foram os interveneintes do MSP.O MSP fez o trabalho de casa bem feito.
Acho que a falta de resposta do Presidente às críticas ao plano eorçamento não terá sido motivada por estratégia. Ver-se-á no futuro se será uma questão de estratégia ou de competência para abordar os assuntos.
Tenho dúvidas ( muitas) que o tipo de oposição feita pelo PS na AM seja o meio mais adequado para chegar ao poder.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.