sexta-feira, março 13

Coleccionismo

No sábado dia 7 de Março decorreu uma feira de coleccionismo em V. N. de Gaia.
Colecciona-se de tudo. Desde as tradicionais, clássicas e valiosas colecções de selos, moedas, notas e postais, etc., às mais "acessíveis" colecções de pacotes de açúcar, canetas publicitárias, palitos, guardanapos, etc.
Mas também se encontram colecções de etiquetas de fruta, chávenas, latas, rótulos, caricas, jornais antigos, credifones, saquinhos de chá, etc.
Basta dar uma vista de olhos aos sites de leilões, por exemplo o ebaY, e ver as autênticas fortunas dadas a determinados objectos. Experimente por exemplo no ebaY procurar pela palavra chave "pez", ordene do mais caro ao mais barato e ... surpreenda-se. Ou não.

Durante a feira de Gaia, pergunta-me um coleccionador: "quando são as feiras de coleccionismo em Felgueiras?"
Pois...
Bla bla e a conversa terminou com um "então encontramo-nos em Novelas dia 28".


Não há coleccionadores em Felgueiras?
Pois... deve haver. E muitos.
Eu cá sou um deles.

Uma ideia interessante era promover aqui qualquer coisa ao nível do coleccionismo, como por exemplo uma exposição de vários temas, onde cada um pudesse expor a sua colecção ou parte dela. Isso poderia incentivar muita gente a aderir a esta prática saudável de investir o tempo.
O coleccionismo desde a "meninice" é um bom treino para a procura do objectivo, o início das trocas comerciais, a perseverança, a pesquisa, o desenvolvimento do valor das coisas, da comparação, da arrumação, da ordem, etc.

Muito há a dizer sobre coleccionismo e sobre colecções. Mas sobretudo, muito há para descobrir, e o mais valioso e surpreendente é que as maiores descobertas são de facto auto-descobertas que muito nos valorizam e muito valorizam o nosso conhecimento das coisas.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está uma ideia aproveitável, ao menos (já que oficialmente, a nível municipal e até autárquico, é o que se sabe...)para associações que, em vez de andarem a pôr-se em bicos com coisas que nada dizem internamente, poderiam dar um ar de colectivismo, no interesse local e concelhio. Não faltam coleccionadores, além dos casos apontados, também de livros, revistas, postais, etc. etc.
O que é preciso é haver interesse em dar valor ao que é de cá!!!

Sérgio Martins disse...

Excelente ideia Carlos,

Não colecciono nada, mas conta comigo!

Bruno Carvalho disse...

Acho boa a ideia.

Se concordarem contem comigo para ajudar a dinamizar esta iniciativa.

Tenho estado a coleccionar recortes de jornal sobre Felgueiras, Felgueirenses e algumas das suas intervenções.

Sérgio Martins disse...

Já está incluído. Vamos mesmo dinamizar isto.

CP disse...

Começo a preparar os meus credifones?