segunda-feira, março 30

Ainda sobre a escola...

Depois de uma tentativa frustrada de travar o boicote às aulas dos pais dos alunos da EB1 Moutelas, por parte da Autarquia com uma marcação de reunião para amanhã (31 Março) continuam procedimentos que eu considero no mínimo “esquisitos”. O Delegado de Saúde, visita a escola e solicita a morada de todos os alunos que estiveram doentes, não se percebendo muito bem o porquê. Será que vão querer visitar os alunos, ver as condições em casa dos mesmos, desviando assim a atenção do problema principal? Há ainda uma outra questão que me preocupa. Tudo isto está a ser demasiadamente politizado quando a preocupação devia estar com as crianças, funcionários e professores que lá estão o dia todo. Presumo eu, mas posso estar errado, que a preocupação de um Delegado de Saúde serão as pessoas, mas não sei o propósito de algumas perguntas e tarefas levadas a cabo pelo Delegado de Saúde. Desconheço também quem é que indica a pessoa que vai exercer o cargo de Delegado de Saúde, mas há pressões inqualificáveis…

2 comentários:

Bruno Carvalho disse...

Caro Sérgio

Percebo a pertinência da questão, mas não a desconfiança...

O Delegado de Saúde tem como uma das competência a verificação de doença. Essa verificação é sempre domiciliária, isto é, por exemplo um funcionário público, quando apresenta atestado médico, é no seu domicílio que o Delegado de Saúde verifica (ou não) a doença.

Neste caso, o facto de querer a morada dos alunos, não é para verificar as condições em que habitam (até porque isso seria uma vistoria à salobridade do edifício e teria que ser realizada com outros intervenientes) mas sim para verificar (ou não) a doença.

Sérgio Martins disse...

Caro Bruno,
Percebo, mas neste caso atendendo a que a doença já foi verificada, atestada por um médico, as crianças medicadas e algumas regressaram às aulas, o Delegado de Saúde vai verificar o quê?