sexta-feira, março 6

Bloco Central

Parece que há quem queira trazer a debate na praça pública algo que se discute à “boca pequena” em alguns círculos. Um eventual “bloco central” em Felgueiras para combater a quase certa candidatura de Fátima Felgueiras.
Se me perguntam se é teoricamente possível? Sim, é. Se é realizável? Quase impossível. Se terá bons resultados? Certamente que não.
Mas eu explico. Teoricamente é possível fazer quase tudo na vida. Eu sou daqueles que acho que não se deve desistir facilmente se para isso tiver a motivação correcta, mas um “bloco central” à escala de Felgueiras é de realização quase impossível. Senão vejamos: a) Quem é que indica o candidato? PS, PSD? O PSD teve melhor score eleitoral nas últimas eleições, mas PS é tradicionalmente vencedor. b) Quantos lugares ocuparia cada partido nos lugares elegíveis? Difíceis estas contas, ainda mais com o CDS. c) E os presidentes de juntas? Difícil ter candidatos únicos para câmara e listas que se guerreiam nas juntas. Quem segura tamanha “guerra” ? d) Quantos lugares caberiam a cada um na A.M.? Difíceis contas estas onde o CDS quereria recuperar mais do que os dois lugares que já teve eleitos.
O clima de alguma hostilização de alguns elementos dos dois partidos, assim como dificuldades de acertar estratégias quanto a uma futura governação conjunta e distribuição de pelouros, torna quase (repito quase) impossível tal bloco.
Os antagonismos são tão grandes e vincados, que trabalhar em conjunto e ter resultados positivos era tarefa ciclópica. Mas, claro, há muitos factos que eu desconheço…

Sem comentários: