sexta-feira, dezembro 30
Autarquia e Jornalismo
quinta-feira, dezembro 29
Na política a culpa fica sempre solteira
quarta-feira, dezembro 28
Um partido de porta aberta
domingo, dezembro 25
Balanços
Desenvolvimento do blogue
sexta-feira, novembro 11
Aumentar o ritmo
terça-feira, novembro 8
terça-feira, setembro 13
Serviço Público II
"AULAS DE DANÇAS DE SALÃOJunta de Freguesia de Airães
Horário Semanal: Sextas-feiras, das 20H às 21H30
Aula Experimental, Informações e PreçárioSexta-feira, 30 de Setembro, das 20H às 21H30
Inscrições Limitadas e prioridade a moradores de Airães.
Mais Informações e Inscrições em:
- Sede da Junta de Freguesia de Airães (horário habitual de atendimento)
- Tel/Fax 255 488 771 / juntafreguesia.airaes@gmail.com "
Serviço Público
No presente dia 23 de Setembro irá realizar-se um desfile de moda “Eco Fashion Green Ville”, pelas 21 horas junta à Igreja Românica de S. Mamede, na freguesia de Vila Verde, no concelho de Felgueiras, promovido pelo Ecoclube Salta Fronteiras. Esta organização é constituída por um grupo de jovens, não tendo qualquer fim lucrativo, sendo que o seu objectivo é a promoção e a experiência de jovens modelos, bem como sensibilizar a população pela quantidade de lixo que poderia ser reutilizado.
segunda-feira, agosto 15
Muitos distraídos em tempo de férias?
sexta-feira, julho 22
Sessão Solene XXI Aniversário da Cidade
Eleições nacionais no PS
quarta-feira, julho 6
Câmara de Felgueiras faz plágio de documentos oficiais de outros Municípios...!!!
segunda-feira, julho 4
«Casa das Artes» não abriu por falta de segurança
sábado, julho 2
Proposta da semana...

Rennie é um medicamento antiácido que neutraliza a acidez do estômago. Rennie alivia rapidamente os sintomas da hiperacidez gástrica (excesso de ácido no estômago), tais como azia, dor retrosternal, indigestão, enfartamento, sensação de peso no estômago, regurgitação, náuseas, vómitos, dores de estômago pontuais.
Conselhos de utilização:
Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: Mastigar ou chupar 1 ou 2 comprimidos (pastilhas), de preferência 1 hora após a refeição e antes de deitar. Em caso de azia ou dores de estômago mais intensas, pode aumentar o número de comprimidos para mastigar (pastilhas). Não ultrapasse o máximo de 16 comprimidos para mastigar (pastilhas) por dia. Em caso de os sintomas persistirem fale com o médico ou o seu farmacêutico.
Apresentação:
Embalagem de 96 comprimidos mastigaveis com 680 mg de carbonato de cálcio e 80 mg de carbonato de magnésio.
Para encontrar este produto procure por: Azia,
sexta-feira, julho 1
Fátima Felgueiras absolvida de todos os crimes
«Fátima Felgueiras foi absolvida de todos os crimes de que era acusada no âmbito do processo conhecido como "saco azul".
O julgamento ocorreu, esta sexta-feira de manhã, por ordem do Tribunal da Relação de Guimarães que obrigou à repetição do julgamento.
A repetição foi ordenada pelo Tribunal da Relação de Guimarães na sequência de um recurso apresentado pela defesa da ex-autarca, a propósito de um crime de peculato a que foi condenada em primeira instância.»
sexta-feira, junho 24
Hospital da Misericórdia de Felgueiras duplica número de cirurgias
«O Hospital Agostinho Ribeiro, da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, vai realizar este ano cerca de 3000 cirurgias, mais do dobro das realizadas em 2010.»Fonte: Público (ler mais)
terça-feira, junho 21
O tal buraco cheio... (3)
segunda-feira, junho 20
O tal buraco cheio… (2)
A crise não passou com as eleições! (2)
« A crise política que conduziu a estas eleições não aconteceu por acaso;»
«A crise económica, (…) não é Portuguesa (…)»
sexta-feira, junho 17
A crise não passou com as eleiçōes!
quarta-feira, junho 15
Movimentações no PS Felgueiras?
terça-feira, junho 14
O tal buraco cheio...
quarta-feira, junho 8
Finalmente!
Ainda os resultados das legislativas
Piscinas de Idães
Novo rosto e cores
domingo, junho 5
quinta-feira, junho 2
A falta de pinta...

Quem foi assistir ontem dia 1, à exibição de natação pura e sincronizada à Piscina de Barrosas, teve oportunidade de ser brindado com esta imagem degradante: tapar a placa que assinala a inauguração da referida piscina pelo anterior executivo.
Para além de os Vereadores da oposição não terem sido convidados para este evento alegadamente por um problema de erro dos endereços de email (passado um ano e meio de mandato ainda foram capazes de saber os endereços...), eis que tristeza das tristezas um qualquer Zé ou Manel se lembrou de tapar a placa referente à inauguração...
Isto permite-me citar José Lello: "Este Presidente é mesmo foleiro...".
Sei que se perguntar ao Presidente Inácio Ribeiro o que acha sobre isto me dirá que se trata de uma questão de pinta... a falta de uma pinta num dos i de Piscina...
Sim é verdade... trata-se de falta de pinta... mas não no i, mas sim do tal Zé ou Manel...
_
segunda-feira, maio 23
Final da supertaça de Portugal...
quinta-feira, abril 7
Seviço público (atrasado 1 ano)....

segunda-feira, abril 4
O comboio em Felgueiras
Ensaio sobre a Cegueira...
segunda-feira, fevereiro 28
Estrada de Moure: uma vergonha para Felgueiras!
todos os dias de carro é uma “via verde” para visitas regulares e dispendiosas aos mecânicos de automóveis, como tem acontecido comigo e com certeza com muitas outras pessoas. Circular naquela estrada é extremamente perigoso. É estreita, sinuosa e o piso é muito mau e escorregadio. A zona junto à escola e à igreja é a pior e ali passam todos os dias centenas de viaturas.
Só uma intervenção de fundo pode resolver o problema, de nada valendo os remendos em cima de remendos que a câmara vem fazendo.
sábado, fevereiro 26
Situação da dívida da CM Felgueiras à junta de Lustosa resolvida
Em entrevista ao Semanário de Felgueiras...
quarta-feira, fevereiro 23
Assembleia Municipal de Felgueiras será longa...!!!!
Assim sendo, a Assembleia Municipal de amanhã terá 4 (quatro !!) pontos na sua agenda.
____________________________________________________________________
SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL.
Ordem do Dia.
Nos termos da alínea b) do n.º 1 do Artigo 7.º, conjugado com o disposto no Artigo 16.º, ambos do Regimento da Assembleia Municipal de Felgueiras, comunico a V. Ex.ª a Ordem do Dia da sessão ordinária deste Órgão, a realizar no próximo dia 25 de Fevereiro de 2011 (sexta-feira), pelas 20,00 horas, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, a saber:
1. PEDIDO DE SUSPENSÃO DE MANDATO – MEMBRO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL – DR. RUI SERAFIM RIBEIRO DA SILVA;
2. APRECIAÇÃO DE INFORMAÇÃO ESCRITA DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL ACERCA DA ACTIVIDADE DO MUNICÍPIO, BEM COMO DA SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA, DE ACORDO COM O DISPOSTO NO ARTIGO 53.º, N.º 1, ALÍNEA E), DA LEI N.º 169/99, DE 18 DE SETEMBRO, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI N.º 5-A/2002, DE 11 DE JANEIRO;
3. DESAFECTAÇÃO DO DOMÍNIO PÚBLICO MUNICIPAL;
4. EMAFEL – EMPRESA MUNICIPAL DE AMBIENTE DE FELGUEIRAS – PLANO E ORÇAMENTO REFERENTE AO ANO DE 2011 E PARECER DO FISCAL ÚNICO SOBRE OS INSTRUMENTOS DE GESTÃO PREVISIONAL;
___________________________________________________________________
Sim... quase me esquecia... só 2 dos pontos se relacionam com a actividade do Município...
Enfim... é esta a velocidade cruzeiro que o nosso Município agora tem....
sexta-feira, fevereiro 11
Sabores in Felgueiras
Como é que é? Vida privada? Nas viaturas do Município?
Veja-se a gravidade da resposta ao requerimento do Vereador do PS sobre informações relativas à via verde das viaturas municipais distribuídas ao Presidente da Câmara, à sua Chefe de Gabinete e ao novo Director de Departamento de Planeamento e Urbanismo, para cumprimento das suas deslocações ao serviço da Câmara! Diga-se a verdade... para seu uso pessoal, à custa do Município.
DESPACHO
Atendendo a que o controlo financeiro e funcional dos dados constantes da documentação a que o Senhor Vereador pretende ter acesso é efectuado regular e continuadamente pelos órgãos e serviços competentes, e tendo em conta que a divulgação desses dados poderia, de certo modo e em determinados casos, contender com a reserva da intimidade da vida privada de quem utiliza ou conduz os veículos municipais, indefiro.
No entanto, e não obstante tratar-se de matéria da competência própria do Presidente, o Senhor Vereador poderá, se assim o entender, submeter a questão à apreciação da Câmara Municipal.
Felgueiras, 31 de Janeiro de 2011
O Presidente da Câmara Municipal
Inácio Ribeiro (Dr.)
quinta-feira, fevereiro 3
Do papel higiénico a uma política de educação
Um ano e meio, dezoito meses. Este é o tempo que medeia entre a mudança de política de educação em Felgueiras, entre a política do papel higiénico e uma verdadeira política de educação. Há apenas dezoito meses atrás, um aluno do primeiro ciclo, em Felgueiras, tinha que levar o seu próprio papel higiénico para a escola. A falta de materiais escolares básicos era permanente e, ano após ano, nada se alterou. Agora há papel higiénico. Mas há também aquilo que é básico e, pensava eu, deveria existir em todas as escolas. Cartolinas, lápis, cadernos, dicionários, marcadores, materiais de pintura e ainda, espante-se, até têm canetas de quadro, giz e apagadores!
Para além disso, todos os alunos dos escalões “A” e “B”, passam a ter as visitas de estudo subsidiadas pela autarquia. Esta medida é da mais elementar justiça evitando a sobrecarga financeira para as famílias mais desfavorecidas.
segunda-feira, janeiro 31
Resultados Presidenciais
Cavaco Silva venceu, sem surpresas e à primeira volta, as eleições presidenciais. Os portugueses marcaram estas eleições por uma já tradicional abstenção elevada, sempre que se trata de uma eleição para um segundo mandato presidencial. Assim aconteceu, por exemplo, com Jorge Sampaio. Nestas eleições, tivemos ainda dois, ou se quisermos, três factos, que contribuíram para uma exagerada abstenção. Desde logo o número de inscritos nos cadernos eleitorais, que rondam os 9,5 milhões. Se, segundo os últimos censos, somos cerca de 10,3 milhões, algo está errado nestas contas, o que, por si só, baixaria a taxa de abstenção. Mas, não estou a arranjar qualquer justificação para a abstenção, uma vez que esta é exageradamente elevada quaisquer que sejam as “atenuantes”. O que eu acho, é que um abstencionista não tem qualquer legitimidade (já que direito tem sempre) de crítica, sobre quem governa ou está na oposição. Tivemos, ainda, a surpresa da confusão que um cartão que se pretendia facilitar a vida do cidadão o impediu de votar. Não sabemos quantas centenas ou milhares de eleitores foram prejudicados pela decisão, que o governo tomou, de, nestas eleições não enviar uma carta a todos os eleitores que substituíram o BI pelo Cartão de Cidadão com o novo número de eleitor e o local de voto, tal como fez nas autárquicas/legislativas. Por último, o cansaço que os portugueses manifestam sobre o tema “eleições”. São muitas eleições em tão pouco tempo, com pouca discussão sobre o que realmente interessa, onde não há respostas para aquilo que os portugueses mais precisam: respostas francas e rápidas para a crise.
Em Felgueiras, a vitória de Cavaco Silva foi ainda mais expressiva. O resultado obtido, foi de quase o dobro do conjunto de todos os outros candidatos, mostrando inequivocamente o sentido de voto e as aspirações dos felgueirenses.
Só houve um aspecto que não gostei. O discurso da vitória de Cavaco Silva.
domingo, janeiro 23
terça-feira, janeiro 18
Será da cor?
Impõe-se distância porque se trata de uma campanha fraca, como não me recordo ter assistido antes.
Foi o caso BPN, o caso BPP, a caso da casa de férias no Algarve, os 800€ da reforma da Sra. Cavaco Silva que trabalhou toda a vida, etc...
Mas pior do que isso, é o abuso da utilização da coisa pública que tenho assistido em termos de campanha, tal como se vê diariamente na campanha de Cavaco Silva, e que parece não incomodar ninguém. São carros da presidência, seguranças da presidencia, chefe da Casa Civil a organizar jantares, etc... isto sim, a mim faz-me coçar a cabeça e tentar perceber que País é este... sim eu sei... a Lei permite...
Mas não são estes Senhores os mais sérios do mundo? em que é preciso nascer 2 vezes para ser mais honesto que estes Senhores?
Não seria uma boa iniciativa, depois de anunciar que não colocaria outdoors, dispensar estas mordomias da presidência da república e aceder aos recursos de campanha tal como todos os outros candidatos? É que estamos todos a pagar...
Realmente o melhor é resolver já à 1ª volta, caso contrário vamos continuar a pagar mais umas semanas de campanha desigual...
A questão da côr? Haaaa... quase me escapava....
Pois... é que por cá por Felgueiras, para além do Senhor Presidente utilizar a viatura do Município para se deslocar de e para a sua residência no Porto, e da sua Chefe de Gabinete também utilizar uma viatura do Município para se deslocar diariamente para a sua residência em Ponte de Lima, também agora um dos novos Directores, dos tais contratados num concurso público sem definição de critérios (= transparência), já utiliza uma viatura do Município para se deslocar diariamente para a sua residência no Porto... haaa... e não é uma qualquer... é um Jeep...
Talvez seja mesmo da côr...
domingo, janeiro 16
Candeeiros Cidade da Lixa

São conhecidas as alterações que a câmara municipal de Felgueiras está a fazer em termos de aproveitamento energético e poupança na iluminação pública.
Está a fazer o mesmo na cidade da Lixa, retirando os tradicionais candeeiros e substituindo-os por outros com outras características e design.
Apesar de ser absolutamente favorável à decisão de poupança e eficiência, não sou, de todo, favorável a que se retirem os tradicionais candeeiros. Sempre defendi que a reabilitação urbana dos centros históricos deve ser feita mantendo a sua integridade, quanto à traça, materiais, cores, etc. Presumo eu, que seria perfeitamente possível adaptar os candeeiros a novas tecnologias (eu sei, seria mais caro) mas mantendo a integridade do centro histórico.
Se um dos sectores económicos, a desenvolver, em Felgueiras, é o Turismo, não acham que era melhor ficar como estava, mas não abdicando da optimização energética?
Fotografia obtida no blogue "Lôngara"
Escola de Pombeiro
Sobre este tema, podem ler os documentos oficiais, onde destaco a informação prestada pelos serviços camarários:
Que o empreiteiro «NVE Engenharias S.A. apresentou, através de fax com data de 6 Outrubro de 2010 uma listagem de trabalhos não previstos na empreitada»
Que perante esta listagem o presidente da câmara solicitou à empresa autora do projecto que se pronunciasse quanto ao facto de estes serem considerados «erros e omissões ao projecto»
Os serviços camarários dizem ainda que: «Esclarece-se, que na fase de formação de contrato, o dono de obra não aceitou erros e omissões apresentados pelos concorrentes, seguindo as orientações e esclarecimentos prestados pelo projectista, atempadamente consultado.»
Podemos assim depreender, que tudo isto teria sido evitado se, logo na fase de concurso, tivesse havido o cuidado de analisar os problemas técnicos desde logo detectados.
Piscina de Barrosas
Sobre o atraso na inauguração das piscinas de Barrosas, existem alguns factos, relatados pelo vereador João Sousa, ao jornal «Semanário de Felgueiras» (indisponíveis online); Em traços gerais: a piscina foi inaugurada sem material e equipamento próprio, tendo sido usado o da piscina municipal de Felgueiras. Foram abertos os concursos para aquisição dos diversos equipamentos em falta que já estão adquiridos. Entretanto, foram abertos dois concursos para nadadores-salvadores que ficaram vazios, i.e., ninguém concorreu aos lugares impossibilitando a abertura do equipamento, como é natural. Se as piscinas já deviam estar a funcionar? Sim! Se este problema nem sequer se devia colocar? Claro que não. O que convém é relatar os factos como eles são.
Tempo de Antena de Inácio Lemos
Inácio Lemos, destacado membro do PS Felgueiras, mudou de “A Rosa”, para “Tempo de Antena”, onde passou a escrever novamente. Boas postas.