sexta-feira, dezembro 30

Autarquia e Jornalismo


Segundo o Semanário de Felgueiras o Gabinete de Comunicação e Imagem da CM Felgueiras tem cinco elementos. Na peça, é questionado o número de elementos ao mesmo tempo que se questiona também a falta de notícias, ou notas de imprensa, dando nota das atividades e presenças do presidente e vereadores para que os jornalistas façam o seu trabalho.
Sobre este assunto da comunicação já falei neste blogue inúmeras vezes. Mantenho a mesma opinião. Temos que distinguir os dois lados e começar por dizer que esta é uma relação dependente, ambas as partes necessitam da outra; uns para fazerem chegar aos eleitores a mensagem que precisam e outros pelas notícias e “furos” jornalísticos. Mas há um senão no meio de tudo isto. A grande maioria dos meios de comunicação locais usa os jornalistas  como comerciais na obtenção de publicidade, gerando no meu ponto de vista dois problemas. Uma dependência do jornalista face ao trabalho comercial retirando a prioridade de fazer jornalismo, pelo menos do jornalismo de investigação, de desenvolvimento e, por outro lado, da publicidade dependem os seus ordenados e, por isso, existirá sempre um certo “conflito de interesses”.
Sendo esta uma terra “pequena” há também pequenos ódios de estimação que alimentam movimentos vingativos… basta uma peça, uma crónica, ou mesmo um post e lá foi tudo.
Do lado da Autarquia há o interesse em comunicar sempre, em manter a agenda e, melhor ainda, ditar a agenda. Há que distinguir aquilo que é marketing, imagem, do que é comunicação política. Mesmo Fátima Felgueiras, quando perdeu as eleições admitiu que o bloqueio à comunicação social (por querer evitar as perguntas dos processos) lhe foi desfavorável. Por isso é imperioso que nos momentos que aí vêm haja uma boa comunicação política, é que a campanha de desinformação vai começar.

2 comentários:

Bruno Carvalho disse...

Só para ajudar a perceber o "negócio"...

http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=236899&lk=srch

Sérgio Martins disse...

Caro Bruno,
Não vá por esse caminho, insinuando “negócios”. Vai-me dizer que os executivos de que fez parte não contrataram empresas de publicidade? Não colocaram durante 10 anos revistas a cores com fotos em todas as páginas da então presidente de câmara, Fátima Felgueiras?
Não vá por aí