quinta-feira, julho 12

Toponímia

À vezes é necessário que aconteçam contratempos para percebermos o real valor das coisas. Falo de extravios de correspondência. E bem que me apetece aproveitar a oportunidade para falar mal dos CTT (que me causaram a nível de empresa graves prejuízos que não assumem), mas reconheço que no Concelho de Felgueiras é muito difícil ser carteiro. Moro aqui num lugar à volta, que nem sei bem onde começa ou acaba, e que como todos os lugares por aqui não tem nomes de ruas. Como é que o desgraçado do carteiro há-de saber os nomes de toda a gente? Por uma sorte incrível a minha esposa tem o nome mais esquisito do Concelho, e por um outra sorte incrível um carta importantíssima foi parar a casa de um bancário que mora aqui perto e que por uma sorte incrível é da agência onde temos conta.

E se não fosse?

Pois o assunto refería-se a um importante prazo que era necessário cumprir e que por uma sorte incrível vai ser cumprido. Mas isto leva-me a pensar que por um azar incrível eu tenho o nome mais vulgar do concelho e que por um azar incrível tenho muitos outros vizinhos que não são bancários ou alguns deles são bancários em agências onde não tenho conta. Quantas cartas já não terei perdido?

Eu que venho de uma aldeola perdida no Concelho de Vouzela, fiquei pasmado por ainda não haver aqui nomes de ruas, coisa que nós por lá temos há anos e anos. Sabem em que no estamos? Não será isto uma vergonha? Eu sei que têm todos muito que fazer...

Mas afinal qual é a dificuldade de atribuir nomes às ruas? É coisa que se possa evitar a longo prazo? Não? Então porque se está a adiar? Não será esta catalogação uma coisa absolutamente indispensável? Não há mão de obra suficiente? É necessário voluntários? Está aqui um que acaba agora mesmo de se disponibilizar.

Quem manda nisto? Há uma Comissão de Toponímia?

5 comentários:

Sérgio Martins disse...

É um facto que já é tempo de ter essas situações resolvidas. Mas (eu sei que não serve de consolo) no centro "urbano" da cidade ainda há muitos edifício sem número de polícia. A única forma de identificar isto é dando nomes aos edifícios como aos filhos. O problema é que já começa a ser dificil decorar tantos nomes...

CP disse...

Obrigado Sérgio, assim já somos dois voluntários. Mais alguém se oferece?

opovodefelgueiras disse...

não brinquem, estamos à espera que desapareçam da face da terra algumas pessoas ditas importantes e para tal já estão guardadas uma série de ruas, avenidas e alamedas... até lá será melhor alugar um apartado nos CTT

Jorge Silva disse...

Mas para que todos fiquem espantados e para que verifiquem.....
Acta n.02 de 2005/01/17 e sabem o que consta neste Acta já desde esta data!!! Eu Transcrevo....

Proposta
Toponímia da Freguesia de Pinheiro [que e a freguesia onde resido]
Tendo em conta deliberações anteriores da Câmara Municipal e seguindo os critérios estabelecidos na carta de princípios aprovada pelo executivo em 05-04/2004, depois de ouvidas as sugestões da Junta de Freguesia, foi elaborada a presente proposta de toponímia para a freguesia de Pinheiro.

Desta proposta, que foi aprovada por unanimidade em reunião da Comissão de Toponímia de 25 de Novembro de 2004, constam:
- Lista de nomes a atribuir aos arruamentos e praças;
- Fichas individuais com a localização de cada espaço público e justificação para o nome a ser atribuído;
-Planta da freguesia com a respectiva localização.

Dada a importância de que se reveste este assunto, propomos que esta proposta seja aprovada e entre imediatamente em vigor.

Felgueiras, 17 de Janeiro de 2005

Deliberação – Aprovada. Esta deliberação foi tomada por unanimidade------------------------------------

Agora Pergunto eu Sabem me explicar como é que é possível a freguesia onde resido tem a toponímia aprovada desde 17 de Janeiro de 2005. Sabem dizer-me em que rua moro? Pois nem eu …..

Mas que a minha rua já tem nome a mais de dois anos isso podem ter a certeza. Conclusão é a terra que temos……

Sérgio Martins disse...

Se ajudar está aqui (http://www.cm-felgueiras.pt/NR/rdonlyres/985D757B-F027-47EC-BD0D-BFF1BA48B423/10931/REGULAMENTODENUMERACAOPOLICIAL.pdf") o Regulamento da Númeração Policial do Concelho de Felgueiras. Está lá tudo.