quarta-feira, outubro 27

Um ano depois… (IV)

A coligação NE cumpriu com a promessa eleitoral de entregar livros, de uma forma gratuita, aos alunos do 1º ciclo. Veio logo o chorrilho de queixas: “Não cumpre com a promessa eleitoral na totalidade” (justificação que valeu o voto contra do PS!!! Pasme-se!), “a medida é injusta porque entrega livros a gente rica, deixando de fora os mais necessitados!”. Vamos por partes. O PS Felgueiras vota contra uma medida que beneficiou (aqui os números divergem) cerca de 1000 crianças. No ano anterior seriam cerca de 800 e passaram para 1800. É incompreensível tal sentido de voto, principalmente para quem se diz socialista e defensor de um Estado social. Depois o argumento de que foram entregues livros a gente rica ficando os pobres de fora. Não sei como tal foi possível se a medida abrangeu todos os alunos do 1º Ciclo. Os pobres e os remediados. Pior situação existia antes, quando, empresários que vão buscar os filhos em carro topo de gama, têm direito a apoio, e o filho do caixa do banco e da funcionária da câmara que não têm como fugir aos impostos, não tem. Assim, todos têm. Mas esta decisão ainda se revelou mais acertada, uma vez que o governo se preparar para aprovar no famoso Orçamento de Estado medidas que vão reduzir, e muito, o número de alunos com direito a apoio. Com a NE, mantendo-se no 1º ciclo, e estendendo ao 2º no próximo ano, conforme prometido, esse impacto nas famílias felgueirenses será atenuado.

5 comentários:

JPinto disse...

Sou caixa de um Banco. Achei por bem não solicitar o apoio para os livros do meu filho que anda no 3º ano em Moutelas - Margaride.
Não é por achar que estou cheio de dinheiro, mas por saber que há quem precise mais do que eu.
Se não posso dar aquilo que não me sobra ao menos não desperdiço dinheiro que fará falta a alguém mais necessitado. Faço fé neste executivo e espero que ultrapasse esta fase conturbada, dando razão a todos os que confiaram nele o seu voto.

Sérgio Martins disse...

Caro JPinto,
Obrigado pela participação. Peço-lhe que torne visível o seu e-mail no perfil para que eu possa continuar a validar os seus, sempre bem-vindos, comentários.
Obrigado
Cps

António Faria disse...

Esta questão dos livros gratuitos nunca agrada a todos. Também não solicitei apoio para o meu filho por entender poder suportar essa despesa e assim contribuir para que outros possam beneficiar desta medida que quer se queira quer não é benefica para a grande parte da população. Politicas à parte, parabens neste ponto à coligação NE. Mas, esperemos que outros pontos também sejam cumpridos, e no que toca ao 2.º ciclo, acho mais dificil pois as verbar são proibitivas. Será que alguém me sabe aproximar um valor de quanto a câmara teria que desembolsar para o próximo ano lectivo?

Bruno Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Carvalho disse...

Sobre esta questão, para além de alguns posts ou comentários que aqui tenho deixado, e que representam apenas a minha opinião, não deixo de também propor a leitura do post "Intervenção política no período antes da ordem do dia da reunião ordinária do dia 20 de Outubro/2010" em www.movimentosemprepresente.blogspot.com, e que representa a posição do MSP sobre o 1º ano de mandato da NE...
Obviamente que a subscrevi também...