segunda-feira, abril 26

Feira de Maio II

É verdade mesmo. Eu não queria acreditar no que aqui li. Por motivos profissionais passo a maior parte do meu tempo fora de Felgueiras e só no fim-de-semana pude comprovar que, de facto, alguém teve a ideia de instalar a Feira de Maio frente a uma zona escolar e desportiva. Há, aqui, vários aspectos a ter em linha de conta. Primeiro: a Autarquia sabe que não é possível licenciar bares, cafés, salões de jogos e diversão a menos que “x” metros (neste momento não sei de cor) dos estabelecimentos de ensino por óbvios motivos como incentivo às faltas (não é saírem a meio, é não chegarem a entrar uma vez que os pais têm que deixar os filhos antes da escola), a falta de segurança, destabilização das aulas (pelo que sei não será permitida a emissão de som durante o dia, mas mesmo assim…). Esses óbvios motivos servem o mesmo propósito para não instalar a Feira de Maio. Segundo: Não existe outro local para instalar a Feira de Maio? Sim, as Portas da Cidade permitem alojar com mais comodidade para os feirantes, e população a Feira de Maio, sem destabilizar transito e população estudantil. Terceiro: Não sei como foi possível chegar a esta situação sem a contestação das escolas e das associações de pais (presumo uma vez que até agora não é conhecida a sua contrária opinião). Em suma: há decisões que, mesmo com o argumento de “interacção com a comunidade”, são muito difíceis de justificar.

3 comentários:

J.Afonso disse...

As Portas da Cidade é um bom local para quem não vive lá perto.

smartins disse...

Caro J. Afonso
Compreendo que, para quem mora lá perto, não seja o melhor local pelo barulho das diversões até altas horas. Contudo, é sempre melhor solução que a que foi encontrada. Sugeri essa, mas pode ser uma outra. A que foi encontrada é que não é a melhor com toda a certeza.

J.Afonso disse...

O problema foi Felgueiras nunca ter investido num espaço dedicado a feiras e exposições. Dou-lhe o exemplo de Cantanhede (cidade com 5.000 hab.) que mesmo não produzindo nada, criou um espaço multi- funcional que lhe permite organizar todo o tipo de feiras e exposições. Infelizmente, escolher o local da feira de maio será sempre complicado e questionável.