sexta-feira, abril 3

Comunicado aos pais e encarregados de educação

da escola EB1 nº2 de Margaride
Felgueiras, 31 de Março de 2009

Como consequência da acção dinamizada no passado dia 26 de Março, foi realizada uma reunião nas instalações da escola, com a presença da Câmara Municipal, Delegação de Saúde, DREN, Empresa Forbo, empresa responsável pela colocação do piso, coordenadora da escola, coordenadora do agrupamento e associação de Pais. Após mais de três horas de reunião, ficou bem claro que existem efectivamente dois problemas nesta escola:
1º - Valores elevados de dióxido de carbono (CO2)
2º - Um cheiro desagradável nas salas, associado a valores elevados de compostos orgânicos voláteis (COVT’s)

A resolução do primeiro problema passa por:
“ – Promover eficiente ventilação em todas as salas de aula
- Implementar um eficiente sistema de climatização em todas as salas de aula.
- Monitorizar as condições térmicas e os níveis de CO2, por entidade externa acreditada” in relatório do departamento de saúde pública da Administração Regional de Saúde Norte

Salientamos o compromisso assumido pela Câmara municipal em seguir estas recomendações.

A resolução do segundo problema passa pela substituição dos produtos de limpeza, utilizados na higienização do pavimento. Ao contrário do afirmado, em comunicado e no Boletim Municipal pela Autarquia, a substituição efectuada anteriormente não resolveu o problema pois os produtos aconselhados pela empresa Municipal EMAFEL são inadequados e levam à deterioração do pavimento. A utilização dos produtos de limpeza inadequados foi a causa da existência do cheiro nas salas de aula, como referiu a empresa Forbo. Esta mesma empresa vai fornecer produtos específicos para este tipo de pavimento e dar formação aos funcionários da escola sobre o seu uso e aplicação no próximo dia 18 de Abril. Até esta data está proibida a limpeza dos pavimentos com qualquer tipo de produto!
É convicção da empresa Forbo que os cheiros emanados do pavimento são consequência da acumulação de produtos amoniacais utilizados (erradamente) na limpeza das salas, pelo que com um período de arejamento de duas semanas das mesmas e a utilização de produtos de higienização adequados o problema dos cheiros será definitivamente solucionado.
A Câmara Municipal convocou nova reunião com todos os presentes para uma avaliação de resultados para dentro de cinco semanas e assumiu que se esta solução encontrada não resolve-se esta questão, procederia à substituição do pavimento, não porque o piso seja mau, mas porque foi danificado pelos produtos utilizados na sua higienização.
A associação de Pais congratula-se com o despoletar destas conclusões e estará atenta e vigilante ao evoluir da situação. É da nossa opinião que as actividades escolares devem retomar a sua normalidade no próximo dia 14 de Abril, uma vez que, finalmente, todas as entidades com responsabilidades na área, estão cooperantes na resolução deste problema, que afecta todos os que diariamente frequentam a escola Eb1 Nº 2.
A Associação de Pais agradece a todos a participação cívica demonstrada no dia 26 de Março na acção dinamizada, garantindo a todos o seu empenho total na resolução definitiva deste, e doutros problemas.

OBRIGADO!
A Associação de Pais da EB1 nº2

3 comentários:

Anónimo disse...

É inadmissível os comentários da Presidente da Câmara de Felgueiras, na reunião, ácerca dos professores e dos pais! Afirmou que nós andávamos a mentir sobre as doenças dos nossos filhos. Quem anda a mentir não somos nós , Sra Presidente!! Estamos a ficar fartos !!!

Anónimo disse...

Depois de todos estes resultados pergunto:
Será preciso morrer algum dos nossos filhos para que se faça alguma coisa?!...
Vamos ficar à espera do próximo dia 18 de Abril e depois?!... Qual será o próximo mês recomendado pela Sr. Presidente?...Ah! Já me esquecia... vêem aí as eleições, será que vamos ter sorte?!...Se Deus quiser o meu filho já não será aluno da "melhor escola do país".

Anónimo disse...

Ouvi dizer que, afinal, o mal era de umas árvores lá colocadas. Será verdade?