quarta-feira, janeiro 10

Juventude

 "A juventude é inconformada, irreverente e por vezes até incomoda. Mas é precisamente isso que se espera dela!" Francisco Sá Carneiro

A propósito do último "Prós e Contras", fiquei a pensar onde estaria a irreverência da juventude felgueirense... Ter-se-á criado um fosso tão grande entre os jovens e a política? E este fenómeno dever-se-á a quem? Políticos ou Jovens? E terá sido consequência do simples desinteresse ou do descrédito?

A política já não motiva. Os políticos envergonham.

E os jovens perderam a vontade de tentar criar um mundo melhor, simplesmente porque deixaram de acreditar que eram capazes. Isto para mim é grave e coloca em causa a democracia neste Concelho, num futuro próximo.

3 comentários:

PL disse...

Acho que é muito difícil para os jovens em Felgueiras, tomarem contacto com a política cá da terra. Basta olharmos para a comunicação social (in)existente em Felgueiras.

Talvez o problema esteja do lado daqueles que deveriam sensibilizar os jovens para estas causas, e não o contrário.

Marta Rocha disse...

A causa pública é um assunto do interesse de todos e que a todos diz respeito, como cidadãos.

Também concordo que os jovens de hoje precisam de ser motivados para a política. O que eu gostava de saber é de que forma pode aliciar-se esta geração, em ordem a torna-la mais participativa?

Sérgio Martins disse...

Marta, acho que o problema não é só dos políticos. Acho que os jovens também andam muito «desligados» da sociedade. Não reivindicam, não contestam, não exigem. O conformismo impera na sociedade (não apenas na juventude), o que é pena.