Felgueiras já foi protagonista de outros Carnavais. Contam-se "estórias" de Carnavais em que o ponto alto era o enterro do Entrudo que percorria as artérias principais da então Vila de Felgueiras e que tinha o seu epílogo no Largo dos Carvalhinhos, parando o cortejo em cada um dos beneficiários do testamenteiro para que fosse lida a benesse. E como manda ainda hoje a tradição os versos eram especialmente apimentados e afiados.
No concelho, a tradição, se é que assim se pode chamar transferiu-se para localidades como a Longra, Jugueiros e Barrosas. E conhecendo apenas o que se realiza em Jugueiros, este ano tal como em tantos outros não devam ter faltado motivos para o cortejo... A auto-estrada passou, mas as acessibilidades à freguesia pioraram... Uns passam a 120, os outros desviam-se dos buracos, procurando não acertar em todos. Eu diria mesmo que díficil mesmo é não acertar em nenhum...
Quem vem de Fafe na Estrada Municipal, quando chega aos limites da freguesia de Jugueiros poderá ser levado a pensar que está a chegar a um beco sem saída, tal a diferença de piso e de asseio. E depois, a Estrada Municipal que liga Jugueiros a Sendim, apresenta péssimo piso, e dimensões inadequadas para o trânsito que nela circula diariamente.
Além de outros problemas, as acessibilidades acentuam as diferenças... Será que o Entrudo este ano deixou umas migalhinhas aos orgaõs autárquicos para melhoria das acessibilidades em Jugueiros? ;-)
Sem comentários:
Enviar um comentário