domingo, fevereiro 28

(Des)Apontamento

No actual contexto em que todas as sociedades estão mergulhadas, existe um princípio que deveria ser um paradigma para todos a quem foi confiado um mandato de governação: exige-se uma governação mais inteligente.

Inteligente nas opções, na gestão de processos, na aplicação de recursos monetários que são na sua maioria resultado do pagamento de impostos dos cidadãos que governam. Ou então de cidadãos do mesmo país através da redistribuição que é feita para compensação...

No entanto, depois de uma “Nova Esperança” , a bota não rima com a perdigota, e a realidade é disconexa das promessas. O mais recente rombo na confiança e no bolso dos felgueirenses foi dada pelo executivo com o aumento de várias taxas municipais, como por exemplo: informação prévia para a construção de uma habitação unifamiliar; licenciamento ou comunicação prévia para uma habitação familiar; pedido de vistoria para uma habitação unifamiliar... São apenas alguns exemplos, no entanto reparem bem sobre quem incidem.
Aplaudi a decisão de não lançamento de derrama uma vez que as empresas precisam de ganhar fôlego para enfrentarem e ultrapassarem este período extraordinariamente difícil. Foi uma decisão corajosa. Mas..

... Agora temos claramente que assobiar e criticar esta decisão. Bem sei que foi sustentada num estudo realizado pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave que considerou que os valores cobrados não estavam ajustados aos serviços prestados! No entanto uma pergunta emerge: foi avaliado se esses serviços camarários não podiam ser prestados de forma mais eficaz e eficiente com menor aplicação de recursos, mantendo dessa forma o custo para os felgueirenses?

Como refere e muito bem Armindo Pereira Mendes (http://marcadeagua.blogs.sapo.pt/57150.html) : “É desapontante que grande parte dos políticos diga uma coisa na oposição e faça depois coisas diferentes no poder. A isto chama-se incoerência. É isto que tira credibilidade a muitos políticos.”

7 comentários:

Anónimo disse...

Amigos:
Embora sem estar relacionado com este post, nem com nada do blog, mas para simples contacto, transmito o seguinte:
Como já é sabido, tendo agora o meu blog pessoal, e porque esse Felgueiras 2005 é mais vasto (noticioso e de opinião), dou conhecimento publicista através do mesmo de que coloquei no meu blog (Lôngara - actividade literária) mais um artigo referente à nossa região, entre material de colecionismo particular... e reposições pessoais.
Desta vez, é sobre adereços relativos à Festa de Rande, como anteriormente publiquei algumas referências de trabalhos editados, por exemplo, conforme se pode ver em

http://longara.blogspot.com/

Abraço
Armando Pinto

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Sr Armando Pinto, as suas questões são para outros blogues, deixe este espaço para o debate político, mande essas coisas da cultura para os intelectuais cá da praça porque ninguém lê essas coisas...
Cumprimentos Literários

Lopes, Lixa

Teixeira disse...

Eu por acaso até dou valor à cultura, apesar de não escrever em qualquer órgão publicista. E penso que todos têm direitos, a não ser o que pensam os iluminados que só olham para o seu umbigo. Mas quer-me parecer que este lixense é mas é de Felgueiras, já não engana ninguém.
Continue sr. Pinto, que eu gosto de ler o seu blog e o que escreve no Semanário. E força Armindo e Helder, que já estais a meter muita gente ao barulho.

J.Afonso disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Teixeira disse...

Em Felgueiras nunca como agora houve tanta coisa sempre que alguem se manifesta, aparecendo logo os que querem tudo só à sua maneira e interesses, sem aceitarem opiniões dos outros.Vem logo um qualquer, que deixa escapar um final de prosa com cumprimentos literários comprometedores, ou seja um qualquer aprendiz de escrita mas ciumento e invejoso de outros, qualquer funcionário repescado, com falsa moralidade. Têm de apreender a respeitar as opiniões de quem seja, por mais que custe.

Sérgio Martins disse...

Devido a comentários verdadeiramente inaceitaveis de asquerosos anónimos que visam pessoas em vez de ideias, lá continuarei a apagar comentários, por agora...