terça-feira, julho 26

A ler e não reter

Diário de Notícias - «Fátima volta a Felgueiras»
O Comércio do Porto - «Fátima Felgueiras vai anunciar recandidatura em Agosto»
Jornal de Notícias - «Fátima vai apresentar candidatura a 4 de Agosto»
RTP - Informação - «Fátima Felgueiras vai recandidar-se e regressa ao país»

Não retenham porque a esta hora já não é verdade.

domingo, julho 24

Felgueiras visto do ar!

Podemos obter algumas vistas aéreas sobre Felgueiras e todo o resto do mundo! Aproveite para confirmar se o seu vizinho tem ou não piscina!?

sexta-feira, julho 22

Só?

É incrível que o único defeito que encontram para apontar ao candidato do PSD, Prof. Dr. Caldas Afonso, seja o excesso de «qualidades», querendo lançar para o ar a ideia que não será ele a exercer o cargo de Presidente da Câmara, delegando no segundo lugar.
Caldas Afonso aceitou esta candidatura por um enorme sentido cívico e dedicação à causa pública que tão bem conhece. É com esse sentido e responsabilidade que será Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras.

quinta-feira, julho 21

F. C. Felgueiras 2005/2006

A época 2005/06 já arrancou para o F.C. Felgueiras. Em tempode jogos amigáveis, a preparação parece correr bem, depois da vitória sobre o vizinho Paços de Ferreira (que irá actuar na Superliga), ontem foi um empate com o também vizinho e "amigo" Vitória de Guimarães. Muitos reforços e muita vontade. Uma palavra para Miguel Caetano Ribeiro que parece arrumar a casa, a começar pela publicidade no estádio, uma verdadeira limpeza...mas pelos vistos os patrocinadores são poucoa mas bons!

Comunicado JS Felgueiras

A JS Felgueiras decidiu publicar um comunicado reiterando «o seu apoio ao nosso candidato – José Campos e tornar público o mesmo.», devido «aos recentes acontecimentos», certamente estes.
Há algo que me está a escapar, não é José Campos o candidato do PS, a JS a Juventude Socialista? Onde está então a dúvida? Ou havia necessidade de o dizer? Porquê apenas agora?

quarta-feira, julho 20

Lugares com História - I


Felgueiras tem algumas dezenas de lugares muito interessantes, quer públicos quer privados, e que fazem parte do património de todos nós. É interessante dar a conhecer a todo o mundo esses lugares, mas especialmente a sua história, os seus mitos, os projectos futuros, etc.

Todos os que sabem, pensam que sabem, desconfiam, ouviram dizer, etc., são convidados a comentar estes "Lugares com História", para nós próprios nos enriquecermos e darmos a conhecer Felgueiras e tudo o que tem de bom.

Os que não sabem mas querem saber são convidados a perguntar.

Resultado do Inquérito

terça-feira, julho 19

Revolta dos Animais I

O nosso cérebro!

Como são quase inexplicáveis os segredos do nosso cérebro! Veja como consegue ler isto, com facilidade:
Sguedno um etsduo da Uinvesriadde de Cmabgirde, a oderm das lertas nas pavralas não tem ipmortnacia qsuae nnhuema.
O que ipmrtoa é que a prmiiera e a utlima lreta etsajem no lcoal cetro.
De rseto, pdoe ler tduo sem gardnes dfiilcuddaes...
Itso é prouqe o crebéro lê as pavralas cmoo um tdoo e nao lreta porlerta.

Fátima Felgueiras perde mandato

«Felgueiras perde mandato devido a faltas injustificadas»
«Fátima Felgueiras ainda no Brasil já terá perdido o seu mandato segundo um parecer da Direcção-Geral das Autarquias Locais divulgado esta terça-feira pelo jornal Público. A entidade considera que dado a autarca «se ter colocado voluntariamente numa situação que impediu a execução da medida de prisão preventiva decretada pelo tribunal, são consideradas injustificadas as faltas dadas após a sua ausência do país».
[Portugal Diário]

Podem ler também no Público a mesma notícia.

domingo, julho 17

Conseguirá encontrar o homem no café, em três segundos?
De acordo com especialistas:
- Se conseguires encontrar o homem em três segundos, o lado direito do seu cérebro é mais desenvolvido do que o normal.
- Se for em 1 minuto, o seu cérebro é normalmente desenvolvido.
- Se conseguir em 1 a 3 minutos, o seu cérebro reage lentamente e deverias ingerir mais proteínas.
- Se conseguires achar o homem depois de 3 minutos, o teu cérebro é extremamente lento.
Sugestão: precisa treinar e desenvolver mais o seu cérebro
Isto não é piada!
O homem está realmente na foto.

sábado, julho 16

Notícias

"Fátima Felgueiras não arrisca regresso" no JN.
"Num cenário de vitória da lista independente liderada por Fátima Felgueiras em
que esta, estando ausente, perca o mandato e não possa tomar posse será o número dois da lista, que tudo indica venha a ser Horácio Reis, a assumir a presidência da Câmara Municipal
."

Aí está uma parte da estratégia. Afinal o nome a incluir no inquérito não é o de Fátima Felgueiras, mas sim de Horácio Reis.

sexta-feira, julho 15

Notícias

Felgueiras regressa para evitar prisão no Brasil Portugal Digital
«FELGUEIRAS: GNR deteve cinco pessoas suspeitas de tráfico de estupefacientes» no Comércio do Porto
«PS/Felgueiras levanta processo disciplinar a ex-secretário coordenador» no Comércio do Porto

P.S. Sobre o inquérito. O critério que adoptei foi em primeiro lugar dos candidatos que estão publicamente apresentados, depois dos partidos que não tendo apresentado ainda candidato, o vão apresentar (caso da CDU). No caso de Fátima Felgueiras, e apesar do atribulado festival à volta do seu hipotético regresso (que eu pessoalmente não acredito), como se trata de uma independente e não é certa a sua candidatura (é certa a candidatura de um elemento da CDU) não foi incluída. Mas como eu disse, este é um primeiro inquérito. Se outros candidatos surgirem, aqui faremos outros inquéritos.
P.S.(2) Já confirmei o nome do candidato da CDU. Chama-se Napoleão Carvalho e mais não sei.
[editado e revisto]

AUTÁRQUICAS 2005 - Em qual dos candidatos votaria, hoje?

Está em curso no Felgueiras2005 um inquérito para apurar a tendência de voto nos candidatos já conhecidos.
Estive a dar uma vista de olhos pelos nomes dos candidatos e dos respectivos partidos e respectivas votações parciais.
Reparei que falta o nome do candidato da CDU, o qual ainda não foi publicamente anunciado!
Reparei, também, que não consta no inquérito o nome da única mulher candidata à CMF agora como independente, não obstante a enorme publicidade que ao seu nome e à sua foto tem sido feita! Acho que o inquérito só ficará mesmo completo se incluir também o nome daquela candidata.
Aliás, pelo resultado que foi publicado na sondagem constante da edição de 14-07-2005 do jornal "Público" apontam-se até alguns dados interessantes e pelo menos um facto: Com a votação que é atribuida àquela candidata não pode o inquérito do Felgueiras2005 excluir o seu nome. Com a percentagem que é supostamente atribuida à candidata e que corresponderá supostamente a três mandatos na futura vereação como se refere na sondagem a que aquele diário faz referência, impõe-se um aviso à navegação: os outros candidatos que se cuidem!.
Deixo uma sugestão para completar o Inquérito: Inclua-se nele o nome de TODOS(AS) os(as) candidatos(as), sem excepções.

quinta-feira, julho 14


PENSAMENTO DO DIA Posted by Picasa

Maria e João são de Felgueiras

Aqui nasceram, foram criados, aqui casaram e procriaram. São pais de um filho com quinze anos, o Marco, que estuda. Estuda pouco, mas o suficiente para ter transposto a barreira do fim de ano sem nunca ter derrubado nenhuma, mas não quer continuar a estudar, quer ter uma alternativa.
Aí começa o problema. Nesta altura as empresas de Felgueiras não necessitam de mão-de-obra, estão mesmo a despedir pessoas. Esse risco, de repentinamente ficar sem fonte de rendimentos preocupa cada vez mais os pais que trabalham juntos na mesma empresa, como muitas outras família felgueirenses, foi lá que se conheceram, trocaram os primeiros olhares dentro da fábrica. Foi a caminho de casa num fim de tarde de calor imenso que João de cima da sua mota e acompanhando Maria a pé, devagarinho, lhe perguntou se queria namorar com ele, resposta que Maria, fazendo aquilo que qualquer mulher faria, prolongou até chegar à porta de casa.
João e Maria começaram o namoro. Todos os domingos, lá estava ele na porta de casa, esperando Maria. O filme que passava, no então único cinema existente, o Teatro Fonseca Moreira, era bom, de acção, foi a esse que decidiram assistir. Essa sala de cinema, na altura já a ficar degradada, agora está num horrível estado de deterioração. Quase como se as regras da degradação humana, próprias da idade, se aplicassem aos espaços físicos onde nós os humanos com responsabilidade podemos intervir para estancar a deterioração. Naquela altura, como hoje, os jovens não tem mais alternativas. João e Maria sabem que podem ficar sem o emprego, os dois. Por isso ainda procuraram uma outra empresa onde, pelo menos um deles, pudesse trabalhar. São bons trabalhadores, bons profissionais, até deram muitas horas extra na empresa e agora é isto. Nem sequer há trabalho.
Mas Maria e João podiam ter alternativas, se a autarquia de Felgueiras tivesse tido visão de futuro, dando aplicação ao slogan utilizado pelos socialistas durante muitos anos «Felgueiras, terra com futuro». Que «futuro» nos guardaram os socialistas de Felgueiras? Este? Onde a fila de desempregados cresce mais que nos outros concelhos, onde o crescimento económico fica abaixo do resto do país. Onde não foram dadas alternativas ao tecido empresarial, que é empreendedor, visionário. Onde estão as zonas industriais? Que tenham capacidade para atrair novos investimentos e industrias. Onde está o concelho com saneamento básico que prometeram ao João e à Maria? Eles vivem num edifício onde o saneamento é uma fossa e a água vem de um poço que dista da fossa 30 metros! Onde estão as ETAR´s? Não como aquela de Várzea, onde entra de um lado e sai pelo outro na mesma, directamente para o rio. Onde está a alternativa para o Marco, que quer apenas completar o nono ano e ir trabalhar? Onde está o ensino profissional alternativo? Onde estão a casa da juventude e os programas culturais, que a Dra. Fátima Felgueiras prometeu ao Marco aquando duma visita que fez à escola primária que Marco frequentou e nunca mais se esqueceu das suas promessas? Onde?
Maria e João estavam desanimados. Quem não estaria? Mas agora sabem que existe uma alternativa, com visão de futuro, com alternativas, com trabalho para fazer, com verdadeiras preocupações por Felgueiras e pelos felgueirenses, eles sabem verdadeiramente com quem vão poder contar. Eles vão voltar a sentir o orgulho de ser Felgueirense.

terça-feira, julho 12


A matemática anda a dar cabo dos portugueses...é a morte certa!

Segundo o J.N. «Fátima Felgueiras vai avançar»

Inquérito

Hoje começa um primeiro inquérito sobre as intenções de voto em Felgueiras que vai decorrer por oito dias. Agora que estão definidos os candidatos, podem votar, aí ao lado.
Este inquérito às intenções de voto não é uma sondagem, nem os seus resultados podem ser considerados como tal.

quinta-feira, julho 7

Desculpas...

Peço desculpa pelas repetições...mas foi a 1ª vez que utilizei as imagens...
3 amigos estão sentados num bar, a falar das prendas de aniversário que deram as esposas.

Diz o primeiro:
- A prenda que eu dei à minha mulher vai em 6 segundos dos 0 aos 100.
Os outros dois não entenderam e ele esclareceu:
- Ofereci-lhe um Porsche branco, pois fica bem com os seus cabelos loiros.
Diz o segundo:
- A prenda que eu dei à minha mulher vai em 4 segundos dos 0 aos 100.
Os outros dois não entenderam e ele esclareceu:
- Ofereci-lhe um Ferrari vermelho, pois fica bem com os seus cabelos ruivos.
Diz o terceiro:
- Bem, eu não quero parecer exagerado mas a prenda que eu dei à minha vai em 2 segundos dos 0 aos 100.
Os outros dois responderam de imediato:
- Mas isso é impossível, o Ferrari é o carro mais rápido!
Ele responde:
- Pois está bem, mas eu não lhe ofereci um carro...




[editado por smartins]


Que magreza!!! Posted by Picasa

quarta-feira, julho 6

Aquisição de "Titulo Jornalístico"

Soube-se recentemente que o titulo jornalístico "O Sovela" teria sido adquirido por Ilustre Felgueirense !.
Quem será o(a) adquirente ?
Tendo em conta a aproximação do próximo acto eleitoral, constata-se que alguém se vai posicionando para uma intervenção directa através do citado órgão.
Eis pois que (re) surge das cinzas um titulo que estava (como o deixaram) em coma profundo (de inactividade) há já alguns anos. Veremos que matérias e comentários nos chegarão com a sua potencial reactivação e publicação.
Sabendo-se qual era a força política que no passado sustentou o referido titulo espera-se, com curiosidade, para saber qual é a força, singular, cívica e ou política (ou forças) que irá (ão) dar a cara pelo titulo.
Aguardam-se os posteriores desenvolvimentos.

segunda-feira, julho 4

Apresentação

Decorreu no passado sábado 2 Julho a apresentação pública da candidatura do Prof. Dr. Caldas Afonso. Aquela apresentação demonstrou cabalmente a capacidade de mobilização dos Felgueirenses em torno de uma candidatura abrangente, de, e para todos os Felgueirenses. Para além de muitos sociais-democratas estiveram também presentes, empresários e autarcas, que foram conotados no passado com candidaturas de esquerda. Da cerimónia são de salientar as medidas concretas que Caldas Afonso apresentou, nas áreas sociais, económicas, ambientais entre outras, assim como deu ênfase à necessidade de renovar o orgulho de ser Felgueirense.

sexta-feira, julho 1

Apresentação da Candidatura de Caldas Afonso

Teatro Fonseca Moreira, 2 de Julho, 21 horas.

Com a presença do Dr. Marques Mendes.
«Tenha como eu Confiança no Futuro!»

Vale a pena «bloggar»?

Esta é uma pergunta que alguns de nós podemos fazer. Não apenas nós no Felgueiras 2005 mas em todos os blogues que tem uma componente mais de debate do que de diário pessoal, conceito que aliás está na génese dos blogues. Uma coisa é escrevermos a título pessoal, opiniões, realidades, vivências ou fantasias, resultando algumas delas até em livros, outra é fazer dum blogue um local de debate público sobre algo, neste caso Felgueiras.
Enquanto que noutros blogues a discussão é participativa, este serve apenas para consulta. Toda a gente, comunicação social, partidos políticos, população em geral ou simples curiosos, lê os vários blogues à procura de alguma notícia «fresca», alguma resposta política ou uma «boca», normalmente de anónimos a servirem interesses específicos. Mas e a participação cívica? Não existe?