Sendo um profissional «aquele que é regularmente remunerado pelo trabalho que executa ou actividade que exerce (em oposição a amador)», não me parece que o Prof. Cavaco Silva esteja nessa condição de regularidade, não é?
Ahhhhhhhhh... O Professor Cavaco Silva é um político profissional. E eu não acho isso mau. Porque além da sua actividade política, contribui com a sua elevada capacidade técnico numa determinada área de conhecimento para o desenvolvimento do país. A reforçar este meu pensamento, na minha opinião, os últimos 10 anos do Professor Cavaco foram geridos politicamente com muita mestria, preparando-se para esta candidatura.
Caro Helder, Eu acho que esta discussão de «profissional» é uma distracção em relação ao primordial da discussão que deve ser feita em torno das eleições presidenciais. No entanto, tendo sido o próprio Mário Soares a trazer o assunto após a apresentação de Cavaco Silva e no contexto acho o seguinte. Que Cavaco Silva foi o político que mais influenciou, positivamente, o cenário político português é um facto inegável. Mas o que Mário Soares quis dizer é que (comparativamente com ele próprio) Cavaco era um político profissional, nas mesmas circunstâncias em que são candidatos. Ora, isso não é verdade. Cavaco Silva manteve-se afastado da política activa, da influência ou de qualquer condicionalismo, apenas fazendo algumas conferências à margem da sua actividade profissional de professor universitário, ao contrário do que Mário Soares fez, sempre com a sua quota de influência e condicionalismo dentro do PS. Mal comparando os dois, Cavaco não é um político.
Silvia, Não acho que haja um vencedor e não concordo que a comunicação social tenha declarado Cavaco SIlva como tal. Acho até estranha essa declaração quando todos sabemos que Mário Soares sempre controlou os media. Agora que as sondagens dão uma vitória a Cavaco Silva, isso dão...
... Tal como é referido esta é uma falsa questão que serve apenas para a comunicação e os comentadores se irem entretendo, com dissertações mais ou menos floreadas sobre o tema. Ah... E a questão da idade é outo "fait diver"! Soares e Cavaco são políticos profissionais. Um mais moderno do que o outro em termos de competências técnicas. Um mais "político" em termos de discurso. Às tantas um perfil mais ajustado ao cargo de PR.
Bem, como já vi que é consensual que este assunto é um não assunto, assim como o da idade referido pelo Hquintela, sugiro que venha o proximo post, onde se discuta as ideias dos candidatos para o mandato que se apróxima.
Tal como o Smartins, não acho que o cadidato esteja escolhido. Mas que ha uma campanha do media para idealizar o Cavaco, isso ha. Em especial no Público.
5 comentários:
Ahhhhhhhhh... O Professor Cavaco Silva é um político profissional. E eu não acho isso mau. Porque além da sua actividade política, contribui com a sua elevada capacidade técnico numa determinada área de conhecimento para o desenvolvimento do país.
A reforçar este meu pensamento, na minha opinião, os últimos 10 anos do Professor Cavaco foram geridos politicamente com muita mestria, preparando-se para esta candidatura.
Caro Helder,
Eu acho que esta discussão de «profissional» é uma distracção em relação ao primordial da discussão que deve ser feita em torno das eleições presidenciais. No entanto, tendo sido o próprio Mário Soares a trazer o assunto após a apresentação de Cavaco Silva e no contexto acho o seguinte.
Que Cavaco Silva foi o político que mais influenciou, positivamente, o cenário político português é um facto inegável. Mas o que Mário Soares quis dizer é que (comparativamente com ele próprio) Cavaco era um político profissional, nas mesmas circunstâncias em que são candidatos. Ora, isso não é verdade. Cavaco Silva manteve-se afastado da política activa, da influência ou de qualquer condicionalismo, apenas fazendo algumas conferências à margem da sua actividade profissional de professor universitário, ao contrário do que Mário Soares fez, sempre com a sua quota de influência e condicionalismo dentro do PS. Mal comparando os dois, Cavaco não é um político.
Silvia,
Não acho que haja um vencedor e não concordo que a comunicação social tenha declarado Cavaco SIlva como tal. Acho até estranha essa declaração quando todos sabemos que Mário Soares sempre controlou os media. Agora que as sondagens dão uma vitória a Cavaco Silva, isso dão...
... Tal como é referido esta é uma falsa questão que serve apenas para a comunicação e os comentadores se irem entretendo, com dissertações mais ou menos floreadas sobre o tema. Ah... E a questão da idade é outo "fait diver"!
Soares e Cavaco são políticos profissionais. Um mais moderno do que o outro em termos de competências técnicas. Um mais "político" em termos de discurso. Às tantas um perfil mais ajustado ao cargo de PR.
Bem, como já vi que é consensual que este assunto é um não assunto, assim como o da idade referido pelo Hquintela, sugiro que venha o proximo post, onde se discuta as ideias dos candidatos para o mandato que se apróxima.
Tal como o Smartins, não acho que o cadidato esteja escolhido. Mas que ha uma campanha do media para idealizar o Cavaco, isso ha. Em especial no Público.
Enviar um comentário