quarta-feira, julho 6

Câmara de Felgueiras faz plágio de documentos oficiais de outros Municípios...!!!


Afinal parece que vale tudo... ou melhor... quase tudo...

Então não é que a Câmara Municipal de Felgueiras plagiou um documento oficial da autoria da Câmara Municipal de Mafra?

Estou a falar do Relatório de Avaliação do cumprimento do Estatuto do Direito de Oposição.

Para além deste executivo não cumprir o próprio Estatuto do Direito de Oposição (não informa, nega acesso a informação, etc... - ficará aqui para análise noutros posts), como se não fosse bastante não ter cumprido esta obrigação legal em 2010, fá-lo agora em 2011 já muito para além do prazo estabelecido.... e fá-lo porque foi continuadamente confrontado com este incumprimento por parte dos Membros do MSP na Assembleia Municipal...

Mas se é verdade que nos habituamos na Administração Pública Central ou Local a assistirmos a constantes atrasos e não cumprimentos dos prazos - e ressalvo aqui que não me refiro aqui especificamente a este Executivo (embora seja um bom exemplo do excesso do incumprimento de prazos) - o que já não é verdade é seja normal (aliás parece-me até algo que ninguém acreditará sem ver) que se faça plágio de documentos oficiais.

Para quem quiser tirar dúvidas poderá ver aqui o da CM Felgueiras (20 de Maio de 2011) e aqui o da CM Mafra (30 de Março de 2011).

Apenas se verificam 3 alterações:

1ª - mudança da designação do município e das forças políticas representadas da câmara

2ª - retirada a informação que foram disponibilizadas instalações para que a oposição possa desenvolver a sua actividade (porque a CM Felgueiras não o fez)...

3ª - retirada na parte final da informação referente ao direito de pronúncia por parte da oposição, principalmente pelo facto de poder ser requerida a discussão deste relatório na Assembleia Municipal (registe-se que apesar desta manobra o documento foi na mesma discutido na AM de Felgueiras a requerimento dos Vereadores do MSP e do líder da bancada do MSP na AM).

Quanto ao resto, 99% de plágio...

Se aos aspirantes a Juízes que foram apanhados a copiar lhes foi dada nota 10, embora depois tenham visto a nota anulada e repetiram o teste, este Executivo merece nota 7 (utilizando aqui a escala do Prof. Marcelo) e fica a nova esperança que não voltem a copiar...


-

8 comentários:

Sérgio Martins disse...

Caro Bruno,
Por acaso perdi um bocado de tempo à procura de outros relatórios e encontrei pelo menos mais 2 (aí desisti) Borba e Mangualde, muito similares. Como se tratam de documentos que têm que obedecer a requisitos e formalidades é normal que se pareçam todos uns com os outros.
Enquanto forem essas as coisas a apontar a este executivo, bem mal vai a oposição que se pretende forte. Quanto mais forte for a oposição, melhor terá que ser o executivo.

JPinto disse...

Os preçários dos bancos é um exemplo disso. São cada vez mais os documentos a ter de obedecer a uma estrutura definida.

Bruno Carvalho disse...

Mas então porquê que os bancos não copiam em 99% os seus relatórios anuais, que obedecem à mesma estrutura?

É que estamos a falar de cópia e não documento sequer idêntico...

É que estes 2 relatórios não se parecem.... são cópia plagiada...

Anónimo disse...

Não tenho nada com o caso, mas como Felgueirense saúdo e dou a conhecer um novo blogue - Notícias do C. A. Felgueiras - de um jovem de Felgueiras, o qual está já a fazer mais pelo futebol local que muitos responsáveis,por ora.

Blogue cujo link é

http://noticiascafelgueiras.blogspot.com/

Margaride disse...

A mim só me confunde o amigo Bruno não responder a pergunta nenhuma que lhe é feita. Ter certas e determinadas interpretações que mais nimguem vê.

Mas mais preocupante é o facto de termos tido nos ultimos tempos uma agenta cultural deversificada e alargada pelo concelho e noticias nada, comentários nada (refirome claro a esta pagina e não só). Será para a informação não sircular?

Sérgio Martins disse...

Boa tarde Margaride,
Na parte que a mim me diz directamente respeito como administrador do blogue, não há evidentemente, nenhum boicote à informação. Antes uma falta de predisposição e tempo para escrever.

Margaride disse...

Logico que não me referi a si em particular, mas sim a todos os colaboradores e leitores des blogue.

Mas também a todos os outros meio de comunicação social.

CP disse...

O Margaride daria um bom elemento para este blog para dar toda essa informação.
Se não for só fogo de vista de quem só critica, vamos ver se ele aceita ou não.