segunda-feira, março 29

Transferências para as freguesias... um bom augúrio para o concelho!

Nada de “embandeirar em arco” com os anúncios conhecidos quanto aos protocolos com as freguesias.

Lembro que noutros concelhos próximos há câmaras municipais que transferem por ano para as suas juntas mais de um milhão de euros, ora, muito mais do que as verbas previstas este ano para as freguesias de Felgueiras.

Não obstante, também sou dos que olham para esta medida da CM de Felgueiras com bons olhos, porque se trata de um passo em frente que “respira”, aparentemente, vontade de descentralização, face a um passado egocêntrico, com tão más recordações para o concelho.

Para um primeiro ano não é nada mau, mas quero acreditar que nos próximos vai ser muito melhor.

Com mais tempo, outras e mais substanciais competências, com os respectivos recursos, hão-de ser confiadas às 32 juntas, independentemente destas pertencerem ao partido A ou ao partido B.

Este vai ser também um ano para as freguesias ganharem experiência, porquanto, como é sabido, as novas competências significam também uma responsabilidade acrescida, que obriga a um paradigma de gestão bem diferente do que tem sido adoptado por muitas juntas.

Este é um processo de aprendizagem, sendo certo que este ano deve servir fundamentalmente para uns e outros aperfeiçoarem canais de comunicação e metodologias de trabalho.

Este é um processo evolutivo gradual que permitirá aos dois patamares de poder autárquico munirem-se dos recursos essenciais para vencerem desafios mais ousados.
 
Um milhão de euros para as freguesias de Felgueiras em 2013 parece-me uma meta razoável!

Sem comentários: