quarta-feira, maio 25

Coligações

Parece que há uma série de freguesias que pretendem coligações PSD/ CDS....

Nada como o bom exemplo que vem de baixo

sexta-feira, maio 20

sensacionalismo

Isto das letras gordas nos jornais tem que se lhe diga!

O SF de hoje diz, em parangongas, que o novo líder da JP, Sérgio Cunha, é militante do PSD com quotas pagas.
Ora, Sérgio Cunha é militante do CDS há uns 4 anos.
Nunca entrou na sede do PSD.
Nunca pagou uma quota.
A pergunta que se coloca é só uma: como é que isto é possível?
A resposta está do lado do PSD e de quem, sempre desesperado, paga quotas aos magotes em véspera de eleições internas....
Só nos resta uma dúvida: qual dos lados terá gasto, em vão, o seu rico dinheirinho?????

quarta-feira, maio 18

Urbanismo, exige-se

Quantos de nós não reparam no estado de degradação que o nosso «centro histórico» da cidade está a ficar? Não se tratando exclusivamente de um problema da cidade de Felgueiras e dos outros «centros» do concelho, nomeadamente a Cidade da Lixa e a Vila de Barrosas verificamos que nada se faz a esse respeito. A autarquia tem «estudado» desde há diversos anos a melhor solução para enquadrar uma zona de construção mais antiga, e que diz respeito à antiga Vila de Felgueiras, com a construção mais «moderna» com menos de 20 anos, sem contudo conseguir chegar a conclusões e muito menos implantar qualquer estudo. Zonas históricas como a Praça da República, Rua Costa Guimarães, Rua Dr. Oliveira da Fonseca, Rua Francisco Sarmento Pimentel, Avª Magalhães de Lemos, para falar apenas de algumas, têm edifícios que estando parcial ou totalmente abandonados necessitam de uma reabilitação. Fachadas antigas aliadas às mais modernas técnicas de construção e arquitectura a custos controlados, permitiriam uma reabilitação dos centros assim como um aumento da qualidade de vida da população. Outro aspecto é o da reabilitação de pequenos «palacetes», alguns deles pertença da autarquia, que são ex-libris da arquitectura, como é o caso da Casa das Torres e de outros edifícios nas imediações. Mas para além da falta de reabilitação temos a falta do planeamento urbanístico, cujo exemplo mais gritante é o da Avª Dr. Leonardo Coimbra, com os seus edifícios com afastamentos da via diferentes, fachadas com inúmeros materiais e cores, cércias alternadas em edifícios vizinhos e isto numa avenida nova (como aliás é ainda conhecida) com cerca de 20 anos. Para quando medidas urbanísticas de fundo?

segunda-feira, maio 16

Candidatos

O Bloco de Esquerda (BE) vai apresentar oficialmente os seus candidatos no dia 28 Maio que são Joaquim Pinho (CM) e António Teixeira Gomes (AM).
O CDS/PP divulgou através da entrevista que a sua líder concelhia concedeu à RF que os cabeça-de-lista são Octávio Pereira (CM) e Manuel Queiró (AM).

Então?

Um partido que estava empenhado nas negociações da coligação de direita, que as dá por encerradas depois de acusar o parceiro de falta de lisura e seriedade negocial, apresenta o seu candidato dois dias depois de quebrar as negociações? Será que nesta situação não havia conversa «paralela», tal como acusou o parceiro?

sexta-feira, maio 13

Humildade

Quem terá sido que se esqueceu de telefonar à Presidente da CPC do CDS, há uma semana atrás, conforme combinado?

Este procedimento, ao fim e ao cabo, não difere em absolutamente nada do sucedido em 2001... a diferença é que, desta vez, não ficou com cara-de-tacho ao saber o nome do candidato pelos jornais!

A grandeza, das pessoas como das instituições, não se mede aos palmos, como pensa o PSD. Grande era Golias..... E assim também se julga o PSD!

Os que são, realmente, Grandes têm um dom superior: a humildade.

E ser humilde não significa ser fraco. Muito pelo contrário!

Ser humilde significa grandeza de espírito de quem vê o próximo como um igual.

O PSD ainda acredita que a Coligação é possível.

O PSD não conhece a Grandeza deste humilde CDS com quem tem tanto a aprender.

Afinal, o PSD é quem anda, há já muitos anos, a fazer o jogo do...PS!

Ainda sobre a coligação

Aquilo que numa primeira análise poderia indicar uma falta de lisura e transparência por parte do PSD veio a revelar-se, afinal, uma precipitação do CDS/PP. Sendo o PSD o maior partido da teórica coligação seria este a apresentar o nome do cabeça de lista à autarquia e apenas depois de aceitar, comunicar aos parceiros da coligação o nome. Um partido responsável não pode ser orientado pelas conversas de café, pelas especulações e nomes que surgem do nada e sim pelas negociações e reuniões que se sabe hoje existirem.
[corrigido & actualizado]

quinta-feira, maio 12

T, de Triste

Ao que parece, no PSD Felgueiras, mudaram os protagonistas mas as tácticas não.
Ao prolongar a decisão de uma potential coligação com o CDS, o PSD demonstra um de dois males: ou queria adiar a questão, de forma a condicionar o CDS a aceitar um facto consumado num cenário sem alternativas face ao aproximar do acto eleitoral; ou, então, está mesmo desesperado e os rumores de "tampa" atrás de "tampa" são reais.
O CDS demonstrou, uma vez mais, ser um Partido com personalidade e identidade próprias que não precisa de andar a reboque de ninguém.
Com Candidatos próprios e Listas fortes a todas as Juntas de Freguesia, não restam dúvidas que este CDS entra em campo para ganhar.
A saber como se vai sair desta o PSD, tanto mais que muitos, e são mesmo muitos, dos seus tradicionais apoiantes parecem inclinados a mudar de campo a todo o momento. Sinal disto é o grupo de destacados Felgueirenses, alguns PSD assumidos(!), que já informaram o CDS do seu apoio e disponibilidade para a Campanha.
Uma vez mais, a direita dorme... e a falta de humildade do PSD Felgueiras sai-lhe cara.... muito cara.
E que ninguém estranhe que o PSD, tal como no passado, venha agora acusar o CDS de "estar a fazer o jogo do PS"...
Triste figura a do PSD! Perdido nas suas guerras mas sempre, sempre, com a presunção que tudo sabe e que em tudo manda.
Triste figura a deste PSD.

Ruptura

A ruptura do CDS-PP com o PSD, relança o interesse destas eleições autárquicas em
Felgueiras. O lançamento tardio da candidatura do PSD/CDS veio dar a possibilidade que alguns pretendiam de acabar com as negociações, mesmo dentro do CDS e contra todos os sinais dados. A apresentação da candidatura “centrista” não deverá tardar, devendo ser provavelmente a própria líder concelhia do CDS a candidata. Não seria de estranhar ainda um apoio inequívoco da ex-presidente de Câmara, Fátima Felgueiras à candidatura de Madalena Silva, dada a proximidade pessoal de ambas.
Será de esperar agora uma ruptura com o silêncio dos últimos meses, assim como um ataque serrado ao executivo. Para o CDS crescer terá que se mostrar como verdadeira alternativa ao PSD.

quarta-feira, maio 11

CDS rompe negociações com PSD

Segundo notícia da RF, o CDS Felgueiras rompeu as negociações com o PSD quanto às eleições autárquicas.

Será?

Segundo a notícia de hoje do JN, que confirma aquilo que se vem falando à boca pequena, o candidato do PSD à Câmara Municipal será o Dr. Caldas Afonso, nome sugerido pelo presidente do partido, Dr. Marques Mendes e que não haverá coligação de direita em Felgueiras sendo o candidato do CDS/PP, Octávio Pereira.
Para já não são conhecidas reacções do PSD local.

terça-feira, maio 10

Turismo Residencial

Decorreu na Exponor de 14 a 17 de Abril a Imobitur – Salão Ibérico do Mercado Imobiliário e Turismo Residencial. A principal previsão consensual de todos os oradores foi a de que o Turismo Residencial está em fase embrionária em Portugal e é a grande tendência e esperança a curto e médio prazo do já gasto mercado imobiliário tal como está. A questão que se põe agora é saber quem vai investir e onde, porque o turismo residencial não é só mar e rio…

Felgueiras tem potencial para receber novos “players” neste mercado? Claro que tem...
Está Felgueiras preparada e atenta para esta nova realidade? Bem...
Vai Felgueiras tentar captar investimentos, ou vai deixar que os seus habitantes vão investir nos outros concelhos? O tempo dirá...

E os nossos promotores imobiliários? Estarão eles atentos a esta nova lufada de ar fresco ou vão refugiar-se nas lamúrias e queixumes de que tudo está mau…

Se calhar faz falta um "brainstorming" geral a nível concelhio e este espaço é um excelente ponto de partida para a criação de centros embrionários das melhores ideias dos melhores ideiários (para não empregar outra palavra) que Felgueiras tem.

Façamos pela vida. Críticas já temos que chegue. Precisamos agora de boas ideias, que são mel para quem quer investir.

Boas Vindas

Boas vindas ao meu amigo Joaquim Peixoto e boas postas!

INdependentes

Pelas últimas acções políticas locais posso concluir que se prepara uma lista de candidatos independentes à Câmara Municipal. A sondagem que está a ser efectuada, por uma empresa que normalmente realiza este tipo de trabalhos para o PS (ou alguns dos seus elementos) é notoriamente de um quadrante político com mágoas, senão vejam:
Escolha entre estas quatro listas de candidatos à Câmara Municipal:
Independentes: Fernando Marinho, Engº Francisco Almeida, Dr.Vitor Costa e Dr. João Garção;
PS: Prof. José Campos, Eduardo Bragança, António Faria, Dr. Rui Sousa;
PSD: Dr. Caldas Afonso, Dr. Francisco Cunha, Dr. Manuel Faria, Eduardo Teixeira;
CDS: Madalena Silva;
CDU: Luís Antunes;

sexta-feira, maio 6

JP a votos

A Juventude Popular vai a votos dia 20 deste mês.
Sérgio Cunha, estudante de Economia, apresenta-se como o provável novo líder dos jotas do CDS, agora com uma equipa reforçada com jovens de diversas freguesias do Concelho.
A JP conta com cerca de 200 filiados e, embora adormecida durante a liderança de Vasco Alves, terá em Sérgio Cunha um líder capaz de mobilizar os Jovens Felgueirenses e de protagonizar um debate aceso e constante sobre as problemáticas actuais da nossa juventude.
A todos, Boa Sorte e Bom Trabalho.

Reforços

A equipa está reforçada com mais dois elementos. São eles: Dr. Bruno Pinheiro e Dr. Carlos Pereira. Sejam muito bem-vindos e boas postas!

Rapidinhas

1. A CMF não pode, segundo o Diário Económico, recorrer ao Crédito Bancário. No fundo, o que a CMF precisa da Banca não é Crédito! Bastam Cheques. Muitos Cheques. E fornecedores que aceitem pagamentos até 150 Euros...
2. O PS apresentou o Candidato. Dizem, que eu não vi, que eram mais os Bombeiros que os Socialistas. Dizem, que eu não sei, que as facções socialistas se fazem ausentes para que o Candidato sinta a falta deles... e até dizem, e isto eu sei, que um actual vereador se anda a queixar do assédio que o PSD lhe anda a fazer para encabeçar a Lista da Coligação!!! Até parece que o estou a ouvir: " ó sôr professôr, o sôr meta-me já na sua lista senão, a carne é fraca, e eu ainda vou p´los outros!".... em sonhos.... de um lado e do outro!
3. Blogs: ele há blogs que prometem, prometem... e depois desaparecem! Pois é.... ou talvez não!
4. Toque a rebate: o Grande Rabi tocou os sinos a rebate e tem razão... mas, com tanto trabalhinho, não tem dado mesmo... e até a Santa já se queixa... da solidão! Se fosse político, prometia que, de agora em diante, colocaria 5 posts por dia... como não sou prometo postar sempre que puder, não chover e tiver net!

terça-feira, maio 3

segunda-feira, maio 2

Morte anunciada.

Este Governo acabou de liquidar as Comunidades Urbanas e outras formas de associativismo inter-municipal ao considera-las simples associações de municípios.